O ano de 2022 foi extremamente proveitoso para os fãs de PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4), oferecendo uma série de lançamentos que cativaram o público e a crítica do console da Sony. Durante esse período, os jogadores tiveram acesso a títulos altamente esperados, como os exclusivos God of War: Ragnarok e Horizon: Forbidden West, sucessos multiplataforma como o RPG Elden Ring e até algumas boas surpresas. Stray, o jogo da charmosa gatinha laranja, por exemplo, não teve críticas tão positivas a ponto de entrar na lista, mas foi sucesso absoluto de público.
Pensando nisso, o TechAll fez uma lista reunindo os melhores jogos de 2022 para o PlayStation. Para isso, utilizamos como critério o site Metacritic, conhecido por agregar notas da crítica e do público e fazer uma média entre elas. Vale ressaltar que, nesta seleção, incluímos apenas jogos inéditos ou remakes, sejam eles exclusivos ou multiplataforma. Os títulos existentes que receberam apenas conversões de PlayStation e DLCs não foram considerados. Confira abaixo os melhores jogos de PlayStation de 2022.
🎮 Revisão: God of War Ragnarok equilibra enredo emocional e jogabilidade precisa
🇧🇷 God of War Ragnarok está chegando ao PC? Veja no Fórum do Armário para Vestiário Blog
1. Elden Ring – 25 de fevereiro – PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC
O mais novo jogo do criador da série Dark Souls, Hidetaka Miyazaki, aplica a fórmula tradicional dos RPGs de alta dificuldade da From Software em um grande mundo aberto cheio de desafios e com mitologia escrita em parceria com George RR Martin, autor de Game of Thrones. No papel de um maculado, os usuários terão que explorar o vasto mundo de Midlands e derrotar os filhos semideuses de uma rainha enlouquecida para resgatar runas de poder e restaurar o Elden Ring.
A jogabilidade do jogo traz a tradicional mistura de evolução do RPG e combate altamente punitivo, em que até inimigos básicos podem facilmente matar o jogador e os chefes exigem várias tentativas.
2. God of War: Ragnarok – 9 de novembro – PS5, PS4
A tão esperada sequência de God of War de 2018 continua a história iniciada por Kratos e Atreus no jogo anterior. O rigoroso inverno de Fimbulwinter já anuncia a chegada do Ragnarok, uma grande batalha entre os deuses da mitologia nórdica que destrói o mundo. O Deus da Guerra e seu filho devem descobrir qual será seu papel neste evento e entender se há uma maneira de se opor ao destino. A jogabilidade de ação em terceira pessoa, presente na franquia desde o primeiro jogo da saga nórdica, volta repleta de combos e novos poderes para o machado Leviatã e as Lâminas do Caos.
3. The Last of Us Part 1 – 2 de setembro – PS5
O remake do primeiro The Last of Us, lançado originalmente em 2013 para o PlayStation 3, trouxe uma bem-vinda atualização para um clássico. A história fala de um mundo pós-apocalíptico em que a civilização foi devastada por um fungo que transforma as pessoas em criaturas irracionais. Nesse mundo, o contrabandista Joel recebe a missão de levar uma garota chamada Ellie, imune ao fungo, a um laboratório de um grupo de resistência onde possam produzir uma vacina.
A longa jornada passa por locais infestados de criaturas e também de humanos dispostos a detê-los, com sessões de tiro e furtividade que contam com inteligência artificial aprimorada. O jogo também ganhará uma versão para PC em data ainda não definida.
4. Horizon: Forbidden West – 18 de fevereiro – PS5, PS4
A sequência de Horizon Zero Dawn encontra a heroína Aloy em uma aventura totalmente nova no Oeste Proibido, uma região distante e perigosa que pode conter a resposta para uma praga misteriosa que assola sua terra natal. O mundo de Horizon se passa em um futuro pós-apocalíptico no qual a civilização foi destruída e a humanidade se ergueu em tribos.
Também é habitado por animais mecânicos de vários tipos que serão os principais inimigos em combate. Os jogadores podem escolher como atacar cada inimigo, removendo peças de armadura, danificando tanques de combustível ou pegando armas para usar contra eles.
5. Return to Monkey Island – 19 de setembro – PS5, XBSX/S, SW, PC, Mac
A sequência de um dos mais clássicos jogos de aventura de apontar e clicar traz o retorno do intrépido pirata Guybrush Threepwood, bem como do criador da série original, Ron Gilbert. Nesta nova jornada, os usuários viajarão por várias ilhas, algumas novas e outras familiares, enquanto encontram personagens de desenhos animados e resolvem quebra-cabeças em busca do segredo de Monkey Island. O jogo apresenta um estilo visual atualizado, mas mantém o humor dos icônicos jogos da série dos anos 90 em seus diálogos.
6. Gran Turismo 7 – 4 de março – PS5, PS4
O sétimo capítulo da saga de corrida da Sony resgatou vários elementos clássicos da franquia e trouxe conhecimento condensado de 150 anos de cultura automotiva. Os usuários começam como um piloto novato e poderão adquirir novos carros enquanto participam de corridas, testes de drift e até mesmo de um Rally Musical. Ao todo, são mais de 400 carros disponíveis, com pistas montadas em 34 locais diferentes que oferecem um total de 90 percursos.
Apesar de ter sido bem recebido pela mídia especializada, o jogo foi bastante criticado pelos fãs no site Metacritic, onde possui notas entre 2,1 e 2,5. As principais reclamações envolvem a economia do jogo e o alto preço dos carros.
7. Coleção Uncharted: Legacy of Thieves – 28 de janeiro – PS5, PC
A compilação Legacy of Thieves incluiu versões remasterizadas dos clássicos Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy para PlayStation 5 (PS5) e PC posterior. No quarto capítulo da saga, os jogadores voltam a controlar Nathan Drake em uma aventura cheia de ação, tiroteios, perseguições e momentos dramáticos em busca de um tesouro com seu irmão, Sam.
Já The Lost Legacy trouxe o mesmo estilo de jogabilidade, mas pela primeira vez com uma nova protagonista, Chloe Frazer, de Uncharted 2: Among Thieves. Ao lado de Nadine Ross, uma das antagonistas de Uncharted 4, eles devem procurar a presa de Ganesha em uma aventura ambientada na Índia.
8. Cult of the Lamb – 11 de agosto – PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC, Mac
Uma das surpresas do ano foi o simpático e cômico simulador de culto da Massive Monster, Cult of the Lamb. No jogo, o usuário controla um cordeiro que está marcado para o sacrifício, mas é salvo por uma entidade ancestral que o escolhe para se tornar seu mais fiel seguidor em uma jornada de vingança. Os jogadores poderão criar seu próprio culto com jogabilidade que mistura construção de base e gerenciamento fiel com trechos de ação com elementos roguelike.
Durante sua jornada, o usuário terá que entrar em níveis gerados aleatoriamente para coletar materiais, recrutar novos seguidores e enfrentar outros líderes de culto para se vingar.
9. Tactics Ogre: Reborn – 11 de novembro – PS5, PS4, SW, PC
O jogo de estratégia Tactics Ogre: Let Us Cling Together, lançado originalmente em 1995 para o Super Nintendo, recebeu um remake para a geração atual que traz visual e trilha sonora aprimorados, além de diversas melhorias na jogabilidade. A história segue Denam, um lutador da resistência que se envolve na batalha entre as três facções das Ilhas Valerianas depois que os Cavaleiros Negros levam seu pai.
Por meio do combate estratégico baseado em turnos, os jogadores navegarão pelo caminho desta guerra civil com múltiplos finais. A nova versão do jogo conta com ajustes como um novo sistema de evolução e a possibilidade de retroceder para corrigir erros.
10. Túnica – 27 de setembro – PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC, Mac
Outro jogo independente que conquistou espaço em 2022 foi o Tunic, lançado inicialmente nos consoles Xbox no mesmo ano e posteriormente em mais plataformas. Neste jogo de aventura, os usuários controlam uma simpática raposinha em um mundo cheio de quebra-cabeças que lembra títulos como o clássico The Legend of Zelda: A Link to the Past do Super Nintendo. Uma grande diferença, porém, é que em Tunic o protagonista tem acesso a um livro que o ajuda a desvendar segredos, um antigo manual de instruções do jogo.
Com informações de ponto de jogo🇧🇷 Metacrítico🇧🇷 Revista para entusiastas de atividades ao ar livre🇧🇷 Subir de nível