10 melhores jogos de Xbox de 2022 de acordo com o Metacritic

O ano de 2022 foi um excelente período para os fãs de videogame. Isso porque vários títulos de peso foram lançados, como Elden Ring, A Plague Tale: Requiem e Grounded. Nesse sentido, os consoles de desktop da Microsoft, como Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S, tiveram um grande aumento na diversidade e qualidade da biblioteca de jogos, sejam eles exclusivos da empresa ou não. Porém, em meio a tantas boas produções publicadas, o debate sobre quais são as melhores do ano tornou-se muito acirrado.

Pensando nisso, o TechAll fez uma lista dos melhores jogos de 2022 para Xbox com base nas notas atribuídas pelo Metacritic, site que usa opiniões públicas e críticas especializadas para organizar rankings. Vale ressaltar que apenas títulos inéditos e remakes foram considerados para o artigo. Confira todos abaixo.

🎮 8 jogos com gráficos de cair o queixo para jogar no Xbox Series X

🇧🇷 PC Gamer ou Xbox Series: qual é melhor? Veja no Fórum do Armário para Vestiário Blog

1. Anel Elden

Elden Ring foi lançado no início de 2022, em 25 de fevereiro, sendo tratado antes como um dos jogos mais esperados do ano. Desenvolvido pela From Software, o jogo atendeu rapidamente às expectativas, com design de mundo aberto e aplicação da conhecida fórmula dos jogos “Soulslike”. Por conta disso, o estilo de Elden Ring se assemelha ao de outros sucessos da desenvolvedora, como a série Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, que tem perspectiva em terceira pessoa e foca no combate e na exploração.

A soma entre a jogabilidade do game e um enredo riquíssimo — que contou com a colaboração de George RR Martin, o roteirista de “As Crônicas de Gelo e Fogo” —, ajudou ainda mais o título a colecionar elogios de jogadores e crítica, ganhando 96 no Metacritic. Além disso, o game garantiu o status de Melhor do Ano ao vencer o The Game Awards 2022. Vale lembrar que, além dos consoles da Microsoft, Elden Ring também estava disponível para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5) e PC.

2. Legado desonesto 2

A sequência de Rogue Legacy só chegou depois de quase dez anos de seu lançamento. Isso porque o primeiro título da franquia Cellar Door Games teve grande importância ao introduzir elementos do gênero roguelike, o que dificultou a produção do segundo jogo no sentido de superar o original.

Disponível desde o dia 28 de abril para Xbox One e Xbox Series X/S, além de PC (Windows), Rogue Legacy 2 seguiu com estilo semelhante ao seu antecessor: um jogo de plataforma com elementos metroidvania. No título, o protagonista também é um cavaleiro que precisa enfrentar uma masmorra.

Quando foi lançado, Rogue Legacy 2 não decepcionou. Entre os motivos está o reaproveitamento de funcionalidades que fizeram do jogo anterior um sucesso em 2013. Vale destacar também o trabalho da desenvolvedora em renovar suas ideias a fim de atrair a atenção de novos jogadores. O sucesso de Rogue Legacy 2 rendeu 90 no Metacritic.

3. Imortalidade

Immortality é um filme interativo dirigido por Sam Barlow, o mesmo criador de Her Story e Telling Lies, e lançado em agosto de 2022 para Xbox Series X/S. O jogo conta a história de Marissa Marcel, uma atriz fictícia que já atuou em três filmes. , nenhum dos quais foi lançado. O jogo apresenta clipes desses filmes em que a atriz trabalhou e permite que os jogadores os pausem e interajam com as pessoas e itens que desejam.

O objetivo principal envolve o desaparecimento de Marissa Marcel, obrigando o jogador a coletar as pistas do cinema e desvendar o mistério. O destaque de Immortality certamente é toda a narrativa criada por Sam Barlow, que conquistou nota 88 no Metacritic.

4. Penitência

Pentiment é um RPG medieval e jogo de aventura que também foca em sua narrativa. Lançado recentemente, no dia 15 de novembro, para PC, Xbox One e Xbox Series X/S, o título aposta em uma história ambientada na Baviera do século XVI e em uma arte que lembra um manuscrito medieval ilustrado. Nele, o jogador assume o papel de Andreas Maler, um artista viajante que busca investigar o assassinato de uma pessoa importante e tem seu amigo como principal suspeito.

A desenvolvedora Obsidian Entertainment conseguiu criar uma excelente história de mistério, envolvendo outros casos criminais e conspirações. No entanto, Pentimento também brilha quando se trata de explorar este mundo e apresentar o que os personagens do passado deixaram para a era moderna. No Metacritic, o jogo tem 86.

5. Mundo OlliOlli

Partindo de uma proposta de jogo esportivo sem se preocupar com realismo, OlliOlli World leva o skate a outro patamar. Desenvolvido pela Roll7 e lançado em fevereiro para todas as plataformas atuais, o novo jogo da franquia OlliOlli coloca o jogador em uma aventura 2D no estilo plataforma. Ao controlar um patinador criado por você, é preciso realizar as mais variadas manobras para aumentar a pontuação. Ainda existe a possibilidade de interagir com personagens do mundo de Radlandia e encontrar side quests.

O principal objetivo do jogo é procurar os deuses místicos do skate enquanto procura por Gnarvana. OlliOlli World foi muito elogiado por dar ao jogador liberdade para usar sua criatividade e por adicionar elementos de fantasia, dando nova vida à franquia. O título tem uma pontuação de 85 no Metacritic.

6. Cidadão Dorminhoco

Representando o gênero de ficção científica, Citizen Sleeper é um RPG de ação e aventura desenvolvido pela Jump Over the Age e lançado em maio para Xbox Series X/S, PC e Nintendo Switch. Aqui, o objetivo é escapar de uma estação espacial, conhecida como “Eye”. Seu personagem é “Sleeper”, um humano que teve sua mente digitalizada em um robô para ser controlado por uma corporação. No entanto, ele consegue escapar desse controle para ter a oportunidade de lutar pela liberdade.

O título tem a característica interessante dos RPGs de mesa, sendo necessário rolar um dado para realizar algumas ações durante o jogo. A história também se destaca, pois leva o jogador a conhecer diferentes personagens e conseguir finais baseados nas decisões tomadas até o final. Sua pontuação Metacritic é 95.

7. A Plague Tale: Requiem

Assim como Elden Ring, A Plague Tale: Requiem é um dos maiores lançamentos de 2022. Desenvolvido pela Asobo Studios e disponível desde o dia 18 de outubro, a sequência de A Plague Tale: Innocence segue com características semelhantes ao seu antecessor, destacando o gênero ação- aventura e sendo jogado em perspectiva de terceira pessoa. Porém, Requiem evolui em aspectos como o cenário, muito mais amplo que Innocence, o sistema de combate e os momentos em que a furtividade é necessária.

O segundo jogo da franquia se passa seis meses após o fim de Innocence, em que os protagonistas Amicia e Hugo viajam para novas regiões. A trama apresenta uma Amicia mais habilidosa em combate, que busca ajudar seu irmão Hugo a controlar seus poderes e encontrar uma cura durante a jornada, que conta com diversos inimigos. A Plague Tale: Requiem tem 85 no Metacritic.

8. Túnica

Tunic é um jogo de ação e aventura com visão isométrica. Foi lançado em março para PC, Xbox One e Xbox Series X/S, mas ficou disponível para outras plataformas em setembro. Nele, o jogador controla uma pequena raposa armada com espada e escudo, que lembra muito os jogos mais clássicos da franquia The Legend of Zelda da Nintendo. A inspiração das aventuras de Link também é vista na forma de progressão de Tunic, que obriga o jogador a encontrar habilidades ou itens específicos para avançar em uma área.

O curioso do título é que se trata de um jogo colorido e com um protagonista que muitos podem considerar “fofo”. No entanto, seu enredo é triste e um tanto sombrio, contando como o personagem encontrou a alma aprisionada de um herói lendário e descobriu uma terrível verdade sobre o mundo. O objetivo de toda a jornada é libertar essa alma, mas é bom lembrar que ela tem dois finais: o ruim e o real. No Metacritic, Tunic tem 85.

9. Campus de Dois Pontos

A Two Point Studios ficou conhecida por Two Point Hospital, um jogo de simulação hospitalar lançado em 2018. Em 2022, porém, a empresa optou por mudar seu foco de simulações para algo diferente e lançou, em agosto, Two Point Campus, um simulador universitário. Disponível para todas as plataformas mais modernas, o game convida o jogador a construir e administrar um campus universitário que possui os cursos mais peculiares.

As atividades do jogo envolvem a contratação de funcionários e a construção de locais como salas de aula e bibliotecas. Além disso, é preciso cuidar do bem-estar dos alunos e até organizar eventos culturais. Há muito conteúdo e muito humor para curtir no Two Point Campus, que tem nota 84 no Metacritic.

10. Aterrado

Em acesso antecipado desde 2020 no Xbox Game Pass, Grounded finalmente ganhou sua versão final neste ano. O jogo de sobrevivência tem uma proposta um tanto inusitada. Enquanto alguns títulos mais clássicos do gênero convidam o jogador a tentar se manter vivo em novos planetas, mares ou até florestas sombrias, o cenário em Grounded é um jardim doméstico. Os inimigos são principalmente insetos. E essa proposta só é possível por um simples fato: você foi reduzido ao tamanho de uma formiga, como no filme. Querida, encolhi as crianças (1989).

O jogo permite a exploração solo ou em grupos de até quatro jogadores. Além disso, oferece um modo de campanha divertido e atencioso para responder às perguntas mais curiosas, como por que você foi encolhido. No Metacritic, o game conseguiu nota 82 da crítica e teve uma boa avaliação do público.

Com informações de Metacrítico🇧🇷 local de jogo e subir de nível