5 cuidados importantes ao baixar um jogo no celular

Ao baixar um jogo no celular, o usuário pode ficar exposto a diversos riscos causados ​​por spywares e malwares, principalmente se os downloads não vierem de lojas oficiais, como Google Play Store e App Store. Porém, para evitar esse tipo de situação, é possível prevenir tomando alguns cuidados simples, mas muito eficazes. Pensando nisso, o TechAll listou cinco medidas a serem adotadas ao baixar jogos em smartphones Android e iPhone (iOS) e outros dispositivos com segurança e evitando a exposição. Confira abaixo.

🎮 Ameaças de vírus e crimes cibernéticos mais comuns em jogos para PC e dispositivos móveis

🇧🇷 Queda de FPS em jogos de PC, como resolver? Descubra no Fórum do Armário para Vestiário Blog.

1. Prefira lojas oficiais

As lojas oficiais de aplicativos para Android e iOS têm alto controle sobre o que disponibilizam ou não. Dessa forma, os usuários que optam por baixar produtos desses canais ficam mais protegidos, pois as próprias plataformas realizam verificações de segurança.

Por outro lado, ao baixar aplicativos por outras vias (APKs), pouca ou nenhuma certificação é feita, de forma que diversos riscos podem ser oferecidos aos dispositivos móveis. Geralmente, os arquivos de jogos instalados dessa forma são contaminados por malware, que podem invadir o sistema e roubar diversas informações. Em entrevista com TechAllO especialista em segurança da Kaspersky, Santiago Pontiroli, reiterou esse ponto, observando que

“A forma mais segura de baixar um APK ou aplicativo para sistemas Android é através das lojas oficiais. Como é fácil instalar aplicativos de terceiros no Android, sem precisar fazer root (processo para realizar comandos privilegiados no celular, como customizar os aplicativos do aparelho), há jogadores que acabam caindo em esquemas fraudulentos”.

2. Fique de olho nas permissões

Os aplicativos podem solicitar acesso à geolocalização ou a alguns recursos do celular, como câmera e armazenamento, para operar de maneira ideal. No entanto, tenha cuidado ao conceder acesso, pois é possível que programas solicitem permissão para dados que não necessariamente estejam relacionados à sua usabilidade.

Segundo Pontiroli, o maior perigo está nos aplicativos que se fingem de legítimos, que podem roubar informações caso consigam a permissão do usuário para entrar em determinadas áreas do celular. Portanto, verifique sempre as licenças que os programas instalados em seu smartphone possuem.

3. Se for APK, verifique as credenciais de segurança

Assim como seus documentos permitem acessar locais e produtos específicos, as credenciais de segurança de um APK são uma forma de atestar a segurança e a veracidade das informações por ele fornecidas. Por isso, é sempre importante estar atento às certificações do game em questão antes de instalá-lo de fato em seu smartphone.

4. Mantenha seu celular atualizado

Uma forma de aumentar a segurança do seu celular é manter o sistema operacional rodando nas versões mais recentes. Isso porque, a cada atualização, novas soluções de resolução de problemas são disponibilizadas, além da correção de bugs e falhas, o que garante maior segurança.

Além disso, vale ressaltar que versões mais antigas tendem a ser invadidas com mais facilidade por arquivos maliciosos, uma vez que suas aberturas já são conhecidas pelos invasores. Os celulares possuem cada dia mais informações, por isso é fundamental ter acesso às versões mais atualizadas e seguras de seus sistemas. Segundo Pontiroli,

“Existem inúmeras ameaças na região e devemos ter muito cuidado, principalmente com nossas informações pessoais disponíveis em smartphones. Nosso celular hoje é muito mais que um meio de acessar redes sociais, mas também e-mails corporativos e informações armazenadas na nuvem. Os dispositivos podem conter dados confidenciais da empresa, pois um smartphone tem quase os mesmos recursos de um laptop ou desktop.”

5. Leia os comentários e críticas da comunidade sobre o jogo

Seja em lojas oficiais ou fóruns online, sempre há usuários compartilhando sua experiência de usuário, e esses comentários são uma fonte muito rica para aprender mais sobre um jogo ou aplicativo antes de baixá-lo. Por meio desse feedback, é possível entender melhor a interface do aplicativo, entender suas limitações, conhecer seus principais bugs e até ter um balanço geral da experiência do app sem precisar instalá-lo. Sem contar que, se houver algo errado no jogo, a chance de os usuários alertarem outras pessoas é grande.

A melhor forma de se proteger é evitar a exposição a aplicativos maliciosos, e a melhor forma de fazer isso é buscar informações. Para Santigo, “a forma mais eficaz de evitar golpes desse tipo é não instalar aplicativos suspeitos. Mas cabe ao usuário decidir o quão importante é a segurança do dispositivo para ele.”

Com informações de WittySparks🇧🇷 Revista Holr e BullGuard🇧🇷