5G chega hoje (29) a Porto Alegre, João Pessoa e

5G chega hoje (29) a Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte

Depois de Brasília, no início do mês, Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) estão recebendo 5G na faixa de 3,5 GHz nesta sexta-feira (29). Considerado o “5G real”, a tecnologia atinge velocidades de até 1 Gbps.

São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador devem ser as próximas cidades a receber o sinal de internet rápida. De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), o prazo para as capitais receberem a nova tecnologia é até setembro deste ano. Depois disso, aos poucos, 5G chegará a todos os municípios brasileiros até o final de 2029.

Além de downloads e uploads que podem ser até 10 vezes mais rápidos que o 4G, o 5G oferece baixa latência (o que é muito útil para jogos online) e melhores conexões para a indústria. Especialistas também defendem que a novidade será muito benéfica para a popularização de dispositivos inteligentes que automatizam a casa.

Belo HorizonteBelo Horizonte

Após vários atrasos, o Leilão 5G foi realizado em novembro de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o leilão atingiu valor recorde de R$ 46,7 bilhões, valor que será investido em grande parte em investimentos em infraestrutura.

Além das operadoras tradicionais que já atuam nacionalmente (Tim, Vivo e Claro), o leilão confirmou a presença de seis empresas que vão operar com a nova tecnologia no país: Cloud2U, Winity, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Neko Serviços e Flylink.

  • Veja lista atualizada de celulares 5G homologados pela Anatel

A Anatel tem atualizado com frequência a lista de celulares compatíveis com 5G. Entre os modelos estão aparelhos como Galaxy A53, Galaxy S21 FE, Moto Edge 20 Pro, iPhone 13, iPhone 12, Redmi Note 11 Pro, Poco M3 Pro 5G, Zenfone 8 e Nokia G50.