A pandemia e a conectividade – Plastivida

A pandemia e a conectividade – Plastivida

Plástico Moderno - A pandemia e a conectividade - Plastivida ©QD Foto: iStockPhoto

Estamos próximos ao encerramento de 2020, um ano que vai ficar para a história como um tempo de muito aprendizado. Mundialmente, a pandemia de Covid-19 trouxe apreensão e incertezas, mas além disso, trouxe oportunidades.

Assim como o restante do mundo, mantivemo-nos fisicamente isolados para tentar diminuir ao máximo a possibilidade de contágio. Mas, como uma entidade que tem como base o diálogo com a sociedade para compartilhar informações técnicas e científicas sobre os plásticos, seus benefícios em aplicações diversas, seu uso consciente e seu descarte adequado, a Plastivida buscou adequar seus procedimentos e ações para que, mesmo isolados fisicamente, pudéssemos levar nossa mensagem cada vez mais longe, mesmo de longe.

A Educação Ambiental, um pilar transversal a todos os outros sobre os quais apoiamos nossas ações, teve total atenção da entidade em 2020. Lançamos, nesse período, o Projeto Aulas e Oficinas Online sobre os Plásticos, para atender a escolas, universidades e grupos interessados. Abusamos dos recursos da internet (redes sociais, reuniões e apresentações online, lives, workshops virtuais, webinares, entre outros) para nos aproximarmos das pessoas. Isso aconteceu, tanto com aquelas que já participam de ações com a entidade, quanto com novos trabalhos e parcerias.

As ferramentas online nos permitiram ampliar as fronteiras geográficas, nos possibilitando levar a informação correta sobre os plásticos ainda mais longe. Também nos possibilitaram ampliar o nosso alcance setorial. Participamos de importantes discussões e mesas redondas com pessoas dos mais diferentes âmbitos sociais, como ambientalistas, atores, técnicos de áreas diversas, educadores, formadores de opinião, empresários, varejistas e pessoas do poder público, que contribuíram imensamente no sentido de engrandecer o debate socioambiental incluindo os plásticos, muito mais que o excluindo, o que consideramos um grande avanço.

Lançamos conteúdos importantes, que reúnem as informações técnicas que precisam tornar-se mais conhecidas de toda a sociedade a cada dia. Por exemplo, o novo site do Comitê de EPS da Plastivida (www.eps.plastivida.org.br), que informa a sociedade sobre todas as características, benefícios, aplicações e a reciclabilidade do EPS, Poliestireno Expandido, mais conhecido pela marca comercial Isopor®. Outro exemplo é livro “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” (catedraoceano.iea.usp.br/oceanoteca). A obra, desenvolvida pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), é produto do convênio do IOUSP com a Plastivida, estabelecido em 2012, e que resultou no “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo”. Foi escrita em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secrim) e reúne material apurado desd
e o início do convênio, dimensionando a questão e o endereçamento das discussões sobre o tema no Brasil.

Plástico Moderno - A pandemia e a conectividade - Plastivida ©QD Foto: iStockPhoto

Ainda sobre a temática do lixo nos mares, a Plastivida, licenciadora do Programa Internacional Operation Clean Sweep® (OCS®), deu início, em junho, ao processo de implementação do Programa Pellets Zero – OCS® no Brasil, com o objetivo de auxiliar empresas na eliminação de eventual perda de pellets plásticos para o ambiente. A implantação do Programa segue os parâmetros estabelecidos no “Fórum Ambiental dos Plásticos Por Um Mar Limpo”, tendo sido baseado no Manual do Programa Pellets Zero – OCS®, adaptado à realidade brasileira. O processo tem sido realizado por meio de um intenso trabalho de divulgação, a partir de uma série de conversas, reuniões e lives com as empresas do setor, entidades ligadas à cadeia produtiva e logística dos plásticos e a imprensa segmentada, visando sensibilizar a todos os envolvidos sobre a importância da adesão ao programa.

Plástico Moderno - A pandemia e a conectividade - Plastivida ©QD Foto: iStockPhoto

Miguel Bahiense

Com tudo isso, o que podemos concluir até aqui é que um dos grandes aprendizados que levaremos para a realização das ações da Plastivida é a importância da conectividade. Foi por meio dela que pudemos levar os produtos plásticos de uso único aos que mais necessitaram, durante a pandemia, e evidenciar mais uma vez a importância dos plásticos, principalmente no que diz respeito à saúde, à higiene e à proteção sanitária. E temos certeza que será por meio da conectividade que ampliaremos o conhecimento sobre a informação técnica e científica para que possamos nos tornar uma sociedade efetivamente sustentável, livre de “achismos” e de “modismos” prejudiciais ao desenvolvimento socioambiental.

Miguel Bahiense é graduado em Engª Química (UFRJ), pós-graduado em Comunicação Empresarial (FAAP/SP) e é presidente da Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.

Plástico Moderno -

PLASTIVIDA

Plastivida – Desde a sua invenção, os plásticos são um avanço para a sociedade. Mas além das suas funções e vantagens inquestionáveis, estamos aqui para iniciar uma nova fase da relação dos plásticos com a sociedade. Uma relação mais racional no consumo e mais responsável no descarte; para o nosso bem e o bem do planeta.
Mais informações: http://www.plastivida.org.br/

Total
0
Shares
Previous Article

Você Sabia? os plásticos são materiais ideais para serem utilizados em embalagens para alimentos

Next Article

Chega ao Brasil tecnologia que transforma plástico reciclado em tijolos

Related Posts