No tvOS 16.2, sistema operacional da Apple TV, a Siri poderá reconhecer a voz de cada usuário cadastrado para oferecer opções e experiências personalizadas. De acordo com informações divulgadas pelo site MacRumors dos desenvolvedores que testaram a primeira versão beta do sistema, ao “ouvir” a voz do usuário, o software muda para o respectivo perfil correspondente dessa pessoa. Assim, é possível abrir uma lista de músicas personalizada e até sugerir vídeos, séries e filmes com base nas preferências dela.
Atualmente, a troca de perfis deve ser feita manualmente clicando na conta que representa cada usuário. Você pode registrar até seis membros na Apple TV. A atualização é gratuita e deve estar disponível para todos os usuários em dezembro deste ano.
🔎 Bluetooth não funciona no PC ou notebook? Veja como resolver problemas
Segundo o editor-chefe do Tempos de tela, Sigmund Judge, o recurso ainda não está totalmente funcional, o que é comum quando se trata de uma versão beta. No entanto, já é possível observar como a ferramenta deve funcionar na prática.
O novo tvOS seria capaz, por exemplo, de reconhecer o perfil de voz de um usuário cadastrado na Siri por meio de um iPhone ou iPad associado à Apple TV. Isso significa que o recurso pode funcionar perfeitamente, sem a necessidade de configurar cada dispositivo manualmente.
Lançado recentemente, o tvOS 16.1 possui uma interface atualizada, mais compacta e especificamente animada para o Siri. O sistema também recebeu novo suporte para usar o comando “Hey Siri” na Apple TV via AirPods.
Vale lembrar que o Echo Show 15, que chegou ao Brasil em maio de 2022 pela Amazon, além de contar com reconhecimento de voz Alexa, também conta com recursos de reconhecimento facial. O objetivo é o mesmo: reconhecer quem está mais próximo e fornecer automaticamente informações personalizadas para o seu perfil de usuário.