Sete situações que foram o ‘terror’ da Internet nos anos 2000

Sete situações que foram o ‘terror’ da Internet nos anos 2000

Qualquer um que tenha usado computadores nos anos 2000 certamente tem muitas histórias para contar – e algumas delas não são boas. O acesso à Internet não era simples e rápido como é hoje, a ponto de ter que esperar horas para concluir um simples download. Como se a lentidão não bastasse, se alguém tirasse o telefone do gancho, a conexão discada era cortada automaticamente. Para comemorar o Halloween e relembrar a internet dos anos 2000, o Armário para Vestiário Blog listou sete cenários que eram o “terror” da época. Confira abaixo.

  • Qual foi a primeira rede social do mundo? Veja a evolução das plataformas

📝 Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do Armário para Vestiário Blog

1. Alguém tira o telefone do gancho e corta sua conexão com a internet

Nos anos 2000, a conexão com a Internet era discada, ou seja, por meio de uma linha telefônica. Em outras palavras, enquanto alguém estiver navegando na web, o telefone estará ocupado. Se uma pessoa tirar o fone do gancho para fazer uma chamada, a conexão será automaticamente perdida.

O problema ficou ainda mais incômodo porque as taxas de conexão eram cobradas por minuto e havia variações em determinados horários. À noite, que costumava ser mais barato, as linhas tinham mais pessoas conectadas simultaneamente. Como resultado, a Internet tornou-se ainda mais lenta e instável.

2. Se você se deparar com a “tela azul da morte” janelas

Se você usou um computador com sistema operacional Windows entre as décadas de 1990 e 2000, é provável que, em algum momento, você já tenha enfrentado a temida “tela azul da morte”. Ele foi exibido quando o sistema operacional foi desligado para tentar se recuperar de um erro crítico de software ou hardware.

Não importa se você estava no meio de algum jogo, projeto ou conversa, a tela poderia aparecer e forçar a reinicialização do computador. O erro representava um pavor para quem não havia salvo um arquivo ou conteúdo importante, pois não era possível recuperar as telas que eram fechadas repentinamente. Hoje já é possível sair da tela azul no Windows 7, 8 e 10. Saiba como.

3. Aceitar involuntariamente uma declaração secreta sobre o Orkut

No Orkut, rede social muito popular nos anos 2000, era possível enviar e receber depoimentos de amigos. Esse tipo de mensagem envolvia declarações, elogios ou histórias engraçadas, que eram expostas no perfil da pessoa que as recebia. Como o Orkut não tinha mensagens diretas, e os depoimentos precisavam ser aceitos para entrar no perfil, muitos usuários enviavam mensagens privadas por meio do recurso. Para distinguir o texto, era comum marcá-lo com a tag “[NÃO ACEITA]”.

Por descuido, alguns clicaram acidentalmente no botão aceitar, e o texto foi exposto a todos. Na internet, existem vários memes com alguns depoimentos constrangedores que não deveriam ter sido aceitos.

4. Ter que esperar “infinitamente” para concluir um download

No início dos anos 2000, a velocidade média de conexão com a Internet era de apenas 56 kb/s. Como resultado, os usuários enfrentaram um longo tempo de espera para baixar arquivos, mesmo os mais leves. Baixar software ou jogos pesados, por outro lado, era uma tarefa árdua que podia levar dias ou semanas. Era até comum ver downloads estimados para terminar em décadas, como na imagem abaixo.

5. Baixe vírus junto com músicas e filmes em programas P2P

Para assistir uma série ou ouvir uma música hoje, basta acessar nossa plataforma de streaming favorita, mas nem sempre foi assim. Nos anos 2000, para consumir conteúdo audiovisual, havia apenas duas opções: comprar CDs e DVDs ou baixar pela Internet com serviços P2P.

Além de ser demorado, o segundo caminho não era confiável. Como não era possível saber a origem dos arquivos, muitos vinham acompanhados de documentos aleatórios ou até mesmo recheados de vírus. Só quem viveu na época sabe a decepção de esperar horas para baixar um vídeo e, no final, ter o computador danificado.

6. Vá dormir sem iniciar o download de um jogo

Já entendemos o quão instável e lenta era a conexão com a internet no início do milênio. Baixar um arquivo era uma verdadeira batalha, principalmente quando o conteúdo era pesado. Assim, era comum os jogadores deixarem seus computadores ligados por horas – ou até dias – até que os jogos fossem totalmente baixados.

Um dos métodos mais usados ​​entre os gamers naquela época era iniciar o download antes de dormir. Dessa forma, ao acordar, o arquivo já poderá estar instalado ou, pelo menos, com boa parte do download concluído. No entanto, alguns jogadores esqueceram de pressionar o botão para iniciar o download e, quando acordaram, experimentaram um verdadeiro filme de terror.

7. Conte os dias até o fim de semana para poder usar a Internet

As tarifas de Internet discada eram cobradas pelas operadoras de telefonia para cada minuto de uso. No entanto, houve momentos especiais em que você poderia se conectar à Internet de forma mais econômica. Nos dias de semana, entre meia-noite e seis da manhã, havia uma taxa única. O mesmo tipo de cobrança era válido nos finais de semana (a partir das 14h de sábado) e feriados.

Por isso, muitas pessoas deixaram de usar a Internet durante a semana para economizar dinheiro. Era comum contar as horas até o final de semana e poder se divertir navegando na web sem ter que se preocupar em pagar uma conta alta.

Veja também: 5 coisas que só quem jogou em lan houses vai lembrar

5 coisas que só quem jogou em lan houses vai lembrar

Related Posts