O WhatsApp está liberando o tão esperado recurso Comunidades em vários países do mundo nesta quinta-feira (3). O recurso cria um “guarda-chuva” de grupos, com vários subgrupos de temas semelhantes dentro de um único canal. No entanto, a novidade, que foi anunciada em abril deste ano, chega ao Brasil apenas em 2023 devido a uma decisão tomada em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a nova ferramenta, será possível, por exemplo, criar um espaço para reunir diversos grupos de trabalho diferentes – como áreas diferentes de uma mesma empresa, por exemplo – em um único canal.
- O que se sabe até agora sobre o recurso Comunidades no WhatsApp
- Como remover ‘online’ do WhatsApp: confira tudo sobre a função
O anúncio do lançamento foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em vídeo publicado no Facebook nesta quinta-feira (3). Nas próximas linhas, saiba mais sobre a função Comunidades no WhatsApp.
O que são comunidades e para que servem?
O novo recurso anunciado pelo WhatsApp é um espaço que permite criar um canal para unificar grupos semelhantes. Assim, será possível criar um canal principal para uma escola, por exemplo, e depois criar subgrupos para cada turma ali existente. A novidade, que é lançada hoje em vários lugares do mundo, também aumenta o número máximo de participantes por grupo para 1.024 (o limite, hoje, é 512).
De acordo com o site WABetaInfo, conhecido por divulgar as novidades do aplicativo, é possível enviar a mesma mensagem para todos os grupos semelhantes do canal, ou individualmente para cada um. Para participar de cada subgrupo, um administrador deve aceitar sua solicitação e/ou adicionar você. A atualização que traz a nova função também estende as chamadas de voz para até 32 pessoas ao mesmo tempo.
Quando você vai chegar no Brasil?
Embora o lançamento seja feito mundialmente hoje (3), no Brasil, as Comunidades do WhatsApp só chegarão em 2023. A decisão do adiamento foi tomada em comum acordo entre o TSE, o Ministério Público Federal e o Meta, e se deu por conta das Eleições Gerais, que ocorreu em outubro deste ano. Isso porque, como o WhatsApp é um dos principais meios de comunicação do Brasil, o MPF entendeu que o novo recurso poderia aumentar a disseminação de notícias falsas no mensageiro, permitindo que fossem transmitidas em maior escala.
Ainda não há previsão exata de quando a novidade chegará ao aplicativo no Brasil. No entanto, de acordo com informações divulgadas pela Meta, a ideia é que seja lançado em algum momento de 2023.
WhatsApp: veja as mudanças feitas no app ao longo dos anos
Lançado em 2009, o WhatsApp chegou pela primeira vez para celulares iPhone (iOS) e cobrava uma taxa de US$ 1 para usar.
O logotipo do WhatsApp mudou pouco ao longo dos anos; app tinha apenas uma interface adaptada a um layout “minimalista”, além de outros serviços.
Publicidade
Confira como será o logotipo do WhatsApp em 2022; A interface do Messenger mudou pouco ao longo dos anos, mas muitos recursos foram incluídos
Modo Escuro ou Noturno chegou ao messenger em 2020
Publicidade
Aplicativo acabou ganhando uma versão Business para facilitar a vida de quem tem um negócio
O push de visualização única chegou ao WhatsApp em 2021 para trazer mais privacidade aos usuários. Por enquanto ainda permite impressões, mas isso deve mudar.
Publicidade
As chamadas de voz e vídeo são dois dos principais recursos do WhatsApp, tendo revolucionado a forma como você usa o Meta messenger.
O envio de mensagens de áudio também é uma das principais funcionalidades do messenger, tendo recebido diversas atualizações ao longo do tempo – como a possibilidade de pausar e acelerar as gravações.
Publicidade
Assim como no Instagram Stories, os Status do WhatsApp permitem que os usuários publiquem conteúdo disponível no aplicativo por apenas 24 horas.
Os stickers, ou Stickers, também foram muito importantes para melhorar a experiência de uso do app de mensagens, principalmente porque é possível criar pacotes personalizados
Publicidade
Para que os usuários tenham mais tempo para pensar se querem ou não enviar uma mensagem, o WhatsApp lançou o recurso “Excluir mensagens”, que deve receber uma atualização em breve.
O WhatsApp Web, a versão desktop do mensageiro, é outra mudança que revolucionou o uso da plataforma – principalmente para as pessoas que trabalham pelo app
Publicidade
As opções de formatação de texto estão disponíveis no aplicativo Meta desde 2016 e adicionam muito às mensagens
Reagir a mensagens com emojis é uma função que permite responder a mensagens sem precisar digitar textos; ferramenta também está presente em concorrentes como Telegram e Messenger
Publicidade
Em breve disponível para todos os usuários, a possibilidade de remover o WhatsApp ‘online’ é um recurso muito aguardado na plataforma de mensagens da Meta
O WhatsApp Comunidade é um recurso que deve mudar totalmente o funcionamento dos grupos do serviço, mas só deve chegar ao Brasil após as Eleições Gerais de 2022.
Publicidade
Como sei quando o recurso chega no meu celular?
Assim como a maioria dos lançamentos de apps, a maior dica para saber se o recurso já está disponível para você é manter o app sempre atualizado com a versão mais atual do seu iPhone (iOS) ou Android (veja como aqui). O lançamento mundial também deve chegar aos poucos para o usuário, e é possível que esse padrão se repita quando for lançado no Brasil – assim como outras funções, como a retirada do status “online”.
com informações de WABetaInfo
Veja também: Como remover whatsapp online