O ator Paulo Gustavo (1978-2021) é o tema central do documentário Filho da Mãe, que chega ao catálogo do Amazon Prime Video em 16 de dezembro. A produção explora os bastidores de sua última peça em turnê, que encenou ao lado da mãe, Déa Lúcia, além de colher depoimentos de familiares e amigos da artista. Paulo Gustavo morreu em maio do ano passado, devido a complicações causadas pelo coronavírus. O documentário foi realizado por Susana Garcia e co-realizado pela irmã do comediante, Juliana Amaral.
O trabalho de maior alcance de Paulo Gustavo foi o papel de Dona Hermínia, personagem principal dos filmes Minha Mãe É Uma Peça (2013) e suas duas sequências, em 2016 e 2019. Também apresentou o programa 220 Volts, lançado em 2011 na Multishow, que misturava comédia stand-up, esquetes cômicos e entrevistas. Suas obras se tornaram um marco no teatro, na TV e no cinema brasileiros e alcançaram notoriedade internacional. Portanto, o TechAll relembra seus principais papéis, prêmios recebidos e mostra o trailer do documentário que homenageia o comediante.
🎬 10 filmes brasileiros para assistir no Globoplay em 2022
🇧🇷 Como executar serviços de streaming em um PC antigo🇧🇷 Descubra no Fórum do Armário para Vestiário Blog
Participação no documentário
O documentário foi o mais recente projeto de Paulo Gustavo, que apresentou sua passagem pelo Brasil com a peça Filho da Mãe. A produção foi continuada e ressignificada para uma abordagem biográfica do artista. O Prime Video traz depoimentos da mãe, da irmã, do marido Thales Bretas, das amigas Ingrid Guimarães, Samantha Schmutz e Mônica Martelli, e de outras pessoas queridas que já dividiram palco, telão e câmeras com ele.
O dermatologista Thales Bretas, com quem Paulo Gustavo teve dois filhos, Romeu e Gael, compartilhou o trailer em suas redes sociais e acrescentou suas considerações sobre o projeto: “Como disse Bial, um buraco que não vai ser tapado e nem deveria. Este filme será um reencontro com alguns momentos incríveis que fizeram da minha vida um filme. E essa saudade que fica não precisa sumir ou mudar. Ela ficará para sempre no lugar especial que ela merece.”
Filmes, séries e prêmios
O niteroiense iniciou sua carreira no teatro, onde fez as peças Hiperativo e Minha Mãe É Uma Peça, que mais tarde inspiraram suas produções de maior sucesso para TV e cinema. seu stand-up deu origem à série Multishow 220 volts, que levou Dona Hermínia às telas pela primeira vez. Além da personagem baseada na mãe, o programa apresentou diversas outras figuras interpretadas por ele, como Senhora dos Absurdos, Mulher Feia, Sem Noção, entre outras. Mesmo após o fim da série, a Rede Globo apresentou um episódio especial de fim de ano em 2020, último trabalho do artista para a TV, no qual deixou sua declaração de amor pela arte e comédia aos telespectadores brasileiros.
Em 2013, a adaptação de sua peça Minha Mãe É Uma Peça chegou aos cinemas e se tornou o filme mais visto do Brasil. Não muito diferente, as sequências se tornaram um fenômeno de bilheteria e bateram recordes de arrecadação. Minha Mãe É Uma Peça 3 arrecadou R$ 138 milhões no primeiro mês de lançamento e, ao todo, R$ 182 milhões. Paulo Gustavo também estrelou Vai Que Cola, versão teatral da série exibida pelo Multishow na qual interpretou o protagonista Valdomiro. Além disso, também participou do filme Divã (2009), Men Are from Mars and It’s Where I Go (2014) e My Life on Mars (2018).
Ao longo de sua carreira, o artista foi reconhecido com prêmios e indicações por suas contribuições ao cinema nacional, seu trabalho como ator e comediante e por sua representação da causa e do público LGBTQIA+. Suas indicações ao Festival do Rio, Men Of The Year Brasil, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e MTV Millenial Awards são alguns exemplos do prestígio conferido ao seu trabalho e à sua personalidade. Seu nome também batizou uma categoria de humor no prêmio Melhores do Ano do Multishow, o Prêmio Paulo Gustavo de Humor.
Assista ao trailer de O Filho da Mãe
Com informações de NY Times🇧🇷