O JBL Flip 6 é o mais recente alto-falante de médio alcance da linha Flip da JBL. Lançado no Brasil em maio, o acessório tem som potente de 30 W RMS, Bluetooth de quinta geração e design à prova d’água. Porém, apesar das vantagens, a caixa JBL não possui microfone embutido e sua bateria oferece autonomia de até 12 horas, valor considerado baixo quando comparado a modelos da mesma faixa de preço. O modelo é vendido na Amazon por valores a partir de R$ 646🇧🇷
Para ajudar os usuários que estão pensando em investir no JBL Flip 6 durante a Black Friday 2022, o TechAll preparou, a seguir, uma lista com seus dados técnicos completos, além de destaques positivos e negativos do modelo.
🔎 8 soundbars para som de cinema em casa
Folha de dados do JBL Flip 6:
- Lançamento no Brasil: maio de 2022
- Preço: a partir de R$ 646
- Dimensões: 17,8 x 6,8 x 7,2 cm
- Cor: azul, vermelho, preto e cinza
- Bateria: 12 horas de áudio (recarga em 2,5 horas)
- Peso: 0,5kg
- Resposta de frequência: 63 Hz a 20 kHz
- Versão Bluetooth: 5.1
- Potência: 30W RMS
Forças
1. Impermeável
Compacta, a caixa JBL pode ser transportada com facilidade e, por isso, é importante que o modelo seja resistente a água e poeira. Com certificação IP67, o acessório deve suportar o uso na piscina, na praia, na cachoeira ou mesmo na chuva sem problemas.
A resistência da caixa é complementada por bordas emborrachadas, úteis para dissipar a energia do impacto sem danificar o corpo. Além disso, o modelo vem com cordão para facilitar o transporte.
2. Som melhorado
Um destaque do Flip 6 é o som de 30 W de potência RMS — 10 a mais que o JBL Flip 5 — obtido por um sistema com tweeters, alto-falantes projetados para reproduzir sons agudos e o driver RaceTrack, para gerar graves. O layout JBL permite cobertura de frequência de 63 a 20 kHz.
Há ainda a presença de radiadores passivos nas laterais, sistema que vibra potencializando os graves e que aparece com frequência nas caixas JBL maiores e mais caras.
3. Carregamento via USB-C
A caixa JBL não vem com carregador incluso na embalagem, trazendo apenas o cabo, mas ameniza o incômodo devido ao uso da conexão USB-C para recarga. O mercado de alto-falantes ainda é cercado por modelos com conectividade microUSB, tecnologia que está ultrapassada e que pode complicar a busca por cabos e carregadores compatíveis no futuro.
Ainda assim, vale considerar que, no caso do Flip 6, a porta USB-C serve apenas para carregar a bateria. A transferência de dados para o aparelho fica restrita ao Bluetooth 5.1, já que não há porta auxiliar, P2 ou mesmo interface USB para pen drives — características comuns em muitos dos rivais do Flip 6.
pontos negativos
1. Sem microfone embutido
Uma clara limitação do JBL Flip 6 é a falta de um microfone integrado. Sem esse recurso, não é possível atender chamadas telefônicas quando o celular estiver conectado à caixa, nem dar comandos de voz para assistentes virtuais, por exemplo.
A falta desse recurso até chama a atenção, já que a funcionalidade é comum em algumas caixas rivais, como o LG Xboom Go PL7 ou o Huawei Sound Joy.
2. Menor autonomia do que os rivais diretos
O JBL Flip 6 promete bateria suficiente para 12 horas de reprodução de som, o que não é ruim. Porém, contextualizando, o modelo fica atrás de outras opções do mercado, que contam com bateria para 16 ou 20 horas.
É o caso dos XBoom PL5 e PL7 da LG, por exemplo, ou até mesmo do Charge Essential da própria JBL. Se autonomia é um critério de compra mais relevante para você, vale comparar o Flip 6 com esses e outros modelos que, na mesma faixa de preço, entregam muito mais bateria.
3. Nenhuma porta P2/AUX
Para curtir o som usando o Flip 6, o usuário fica restrito ao Bluetooth. O aparelho carece de outra forma de conectividade, seja USB para reproduzir áudio de pen drives, ou mesmo a conexão P2 para conectar a caixa diretamente na saída de som de notebooks, tablets e smartphones que ainda utilizam esse tipo de porta.
Assim como na autonomia, essa limitação pode não incomodar tanto se você pretende usar apenas o Bluetooth que, por sinal, é da geração 5.1 e suporta a conexão de dois dispositivos simultaneamente. Assim, é possível reproduzir som de duas fontes diferentes, do seu celular e do aparelho de um amigo, por exemplo, no Flip 6.
Com informações de JBL
Veja se os Echo Buds da Amazon valem a pena
Nota de transparência: Amazon e Armário para Vestiário Blog mantêm parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o Armário para Vestiário Blog pode ganhar uma parte das vendas ou outra remuneração. Os preços mencionados podem sofrer alterações e a disponibilidade dos produtos está sujeita a estoques. Os valores indicados no texto referem-se ao mês de novembro de 2022.