O Reclame Aqui (RA), site brasileiro de resolução de conflitos entre consumidores e empresas, fez uma pesquisa que revela quais lojas virtuais receberam mais reclamações na Black Friday do ano passado. Algumas marcas ocupam altas posições nas listas, mas, por outro lado, são muito bem avaliadas pelos usuários e possuem boa reputação na plataforma. Isso porque os dados da RA verificam, mais do que o número de reclamações registradas, a capacidade das empresas de solucionar esses problemas.
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Entre as lojas virtuais com mais reclamações estão Mercado Livre, iFood, Kabum! e Casas Bahia. Veja, a seguir, mais detalhes da pesquisa que pode te ajudar a comprar na Black Friday 2022 e contornar imprevistos com seus pedidos.
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Antes de revelar a lista, vale ressaltar que os dados do Reclame Aqui foram coletados entre meio-dia do dia 24 de novembro de 2021 e 21h do dia 26 de novembro de 2021. Fim da Black Friday 2021 — quantidade de reclamações do evento anterior até 19 %, atingindo a marca de 9.690 casos.
O ranking de reclamações teve forte presença de grandes empresas de e-commerce. No entanto, nenhuma das dez empresas mais denunciadas tem reputação negativa na plataforma: na verdade, quatro delas conquistaram o maior selo de confiabilidade distribuído pelo Reclame Aqui, o RA100. “Americanas Marketplace”, “Americanas — Loja Online”, “Magazine Luiza — Loja Online” e “Kabum!” ganhou o melhor selo; “Amazon” e “iFood” obtiveram o selo de “ótimo” e “Etna Home Store”, “Carrefour — Loja Online”, “Mercado Livre” e “Casas Bahia — Loja Online” entraram na categoria “bom”.
Confira abaixo a tabela com as empresas mais reclamadas durante a Black Friday 2021. As lojas marcadas com uma medalha verde à esquerda do nome receberam o selo RA1000. Os emojis verde e azul significam “ótimo atendimento” e “bom atendimento”, respectivamente. O número de reclamações é mostrado no lado direito da tabela.
Segundo a pesquisa, 19,92% das reclamações estão relacionadas a atrasos na entrega dos produtos adquiridos, e 16,49% estão relacionadas a propaganda enganosa. em contato com TechAllO Reclame Aqui comentou sobre a relação entre o número de reclamações e a confiabilidade das empresas:
“A AR sempre traz um ponto importante nessa relação entre consumidores e empresas que ‘Toda empresa tem problemas, boa é aquela que consegue resolver’. resolva esses problemas apresentados”, sugeriu a assessoria do site.
Como evitar problemas na Black Friday 2022
Embora reclamações de consumidores sejam comuns nessa data, algumas dicas importantes podem ajudar a evitar problemas na Black Friday 2022. É fundamental que, antes de comprar em uma loja virtual, o usuário pesquise sua confiabilidade, lendo relatos de outros clientes ou consultando o CNPJ da empresa. na Receita Federal. Para auxiliar nesse trabalho, o Procon-SP ainda possui em seu site uma lista com 40 lojas virtuais que não são consideradas confiáveis.
Como a demanda por compras online aumenta nesse período e, consequentemente, a ação de criminosos também aumenta, os cuidados com a segurança na Internet devem ser redobrados. Os usuários devem ficar atentos a promoções suspeitas, sites fictícios e outras formas de golpes online para não terem seus dados pessoais e senhas de cartão de crédito roubados. Além disso, para evitar as fraudes conhecidas como “meio do dobro”, é válido utilizar comparadores de preços para acompanhar o histórico dos produtos e não ser iludido por falsas promoções.
Com informações de Reclame Aqui
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