Remakes de jogos clássicos têm aparecido com mais frequência nos últimos anos. Com o objetivo de capturar os jogadores veteranos pela nostalgia e trazer os jogadores mais jovens para conhecer nomes famosos de décadas atrás, essa atualização de gráficos, som e até jogabilidade costuma agradar o público. Recentemente, foram anunciados mais jogos repensados para os próximos meses, com Silent Hill 2, The Witcher e Resident Evil 4, entre outros, além de Dead Space, que chega em janeiro.
Porém, já existem alguns remakes de clássicos que trouxeram muita qualidade e transformaram os jogos originais em versões definitivas, como Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, Spyro Reignited Trilogy e The Last of Us Part 1. TechAll reuniu alguns remakes de jogos clássicos que valem a pena dar uma chance para a nova versão. Verificação de saída:
🎮 10 jogos nostálgicos que fizeram sucesso e merecem um remake
🇧🇷 Qual jogo você gostaria de ver remasterizado? Comente no Fórum do Armário para Vestiário Blog
1. Resident Evil 2 (2019)
Resident Evil 2 Remake foi lançado em 2019 para PS4, Xbox One e PC. A Capcom conseguiu resgatar as qualidades que fizeram de Resident Evil 2 (1998) um sucesso na época e fazê-las funcionar em um cenário mais amplo e moderno da nova geração. Além dos gráficos reformulados usando o RE Engine, o remake se destaca com a troca total de câmera, deixando de lado a clássica câmera fixa e optando pela câmera em terceira pessoa com a perspectiva Sobre o ombro (acima do ombro), semelhante a Resident Evil 4, 5 e 6.
A Capcom também teve sucesso em trazer todo o horror do clássico de 1998 para a geração mais moderna de consoles. Os ambientes redesenhados e ampliados, os inimigos mais rápidos e imprevisíveis e o excelente trabalho de iluminação em geral são pontos a destacar e que tornam a experiência aterradora para o jogador, exatamente como se espera de um bom remake de survival horror.
3. 2. Spyro: Reignited Trilogy (2018)
Como o nome sugere, Spyro Reignited Trilogy é o remake de três jogos clássicos da franquia. Spyro: The Dragon (1998), Spyro: Ripto’s Rage (1999) e Spyro: Year of the Dragon (2000) foram desenvolvidos pela Insomniac Games na época e lançados para o PlayStation 4 (PS4). No entanto, os remakes lançados em 2018 foram desenvolvidos pela norte-americana Toys for Bob. Os três jogos sempre mantiveram o estilo como um jogo de plataforma 3D, onde você controla o simpático dragão roxo Spyro.
Com exceção da visível melhora gráfica, os remakes não possuem mudanças bruscas e são bem fiéis ao que os jogos clássicos apresentavam na época, com destaque para o tamanho e o design de nível de cada cenário. Entre as diferenças, podemos destacar algumas mudanças nas piadas que podem não ser apropriadas para a faixa etária, dublagem e melhor desenvolvimento dos personagens, detalhes que parecem enriquecer os remakes.
3. Final Fantasy VII (2020)
Final Fantasy VII Remake foi lançado em 2020 para PlayStation 4 (PS4) com a proposta de repaginar um dos jogos mais populares de toda a franquia Square Enix. A novidade trouxe uma nova vida aos personagens e cenários do game de 1997 graças aos gráficos que a nova geração de consoles proporciona. O sistema de batalha também teve uma grande mudança, deixando de lado o clássico formato baseado em turnos e optando pela ação em tempo real, mas sem deixar de lado os elementos estratégicos do original.
Esse primeiro remake, porém, pode ser decepcionante por focar apenas na região de Midgar, algo em torno de 30% do que é apresentado no clássico do PlayStation, além de ter uma certa linearidade e missões secundárias repetitivo. Ainda assim, a forma como explora mais detalhes da história do jogo, os personagens principais e até aqueles personagens que, de certa forma, ficaram de fora do clássico, confere maior riqueza ao enredo do remake.
4. Almas do Demônio (2020)
A famosa série “Souls” da From Software começou em 2009 com o lançamento de Demon’s Souls, exclusivamente para o PlayStation 3 (PS3). Levando em conta que este é um dos melhores jogos do console da Sony, a tarefa de criar um remake do game que agradasse aos fãs da franquia não seria tão simples. Mesmo assim, a desenvolvedora Bluepoint Games conseguiu fazer um excelente trabalho com o remake de Demon’s Souls, lançado em 2020, resolvendo os problemas técnicos da versão PS3 e sabendo aproveitar todo o poder do PlayStation 5 (PS5). .
Além de impressionar com belos visuais, o remake também mostra fidelidade à jogabilidade original e toda a atmosfera sombria que define a franquia. Upgrades sutis de qualidade também foram realizados pela Bluepoint, que fez um belo trabalho ao modernizar Demon’s Souls e apresentá-lo da maneira que merece na atual geração de consoles.
5. Shadow of the Colossus (2018)
Shadow of the Colossus, lançado em 2005, era um jogo quase obrigatório para qualquer usuário do PlayStation 2. Desenvolvido pela Japan Studio e Team Ico, o game coloca o jogador a viver uma aventura solitária em uma região completamente isolada, onde um jovem sai em busca de um meio de reviver sua amada, Mono. Nesse caminho, os únicos inimigos são os 16 gigantes que o protagonista precisa derrotar para adquirir tal poder. Uma narrativa minimalista e construção de mundo, mas que resultou na fórmula de sucesso do game.
O remake, lançado em 2018, mantém aquela mesma atmosfera de solidão quase absoluta, mas faz um trabalho interessante de deixar o mundo em questão razoavelmente menos vazio. Além dos gráficos, o novo jogo traz uma melhora significativa em vários aspectos do jogo de 2005, como controles e desempenho em geral. Isso torna o remake a melhor experiência para jogar Shadow of the Colossus hoje.
6. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (2017)
Assim como Spyro, a franquia Crash Bandicoot também lançou um remake de toda a sua trilogia lançada no Playstation. Crash Bandicoot (1996), Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997) e Crash Bandicoot 3: Warped (1998) receberam tratamento especial da Vicarious Vision, que lançou, em 2017 para PlayStation 4 (PS4), um remake dos três: Trilogia Crash Bandicoot N. Sane.
Juntamente com todas as melhorias nos gráficos e na música, N.Sane Trilogy também melhorou os controles e a física geral dos jogos. Vale citar também a adição de uma fase que foi cortada no Crash Bandicoot original devido à enorme dificuldade, a “Stormy Ascent”, que se tornou um dos grandes desafios de toda a trilogia.
7. The Last of Us Parte 1 (2022)
The Last of Us Part I é um remake bastante recente, lançado em setembro de 2022 para PlayStation 5 (PS5). O retrabalho de The Last of Us (2013) foi feito pela Naughty Dog com o objetivo de levar o jogo PS3 a novos patamares no PS5. Para começar, The Last of Us Part I apresenta dois modos de exibição: um que traz resolução 4K a 30 quadros por segundo e outro com resolução 4K a 60 quadros por segundo. No entanto, o remake não se limita apenas a essa novidade e leva muito mais carinho ao primeiro game da franquia.
O jogo focou muito em inúmeros detalhes técnicos que, juntos, transformam a experiência. Todos os personagens e o ambiente geral foram refeitos pela Naughty Dog. A vegetação está mais densa, a iluminação ganhou nova vida, há muito mais objetos para destruir ao redor, toda a preocupação com o realismo da chuva, entre outros detalhes. Com isso, The Last of Us Part I é um remake a ser considerado pelos proprietários do PS5. Além disso, o game ganhou vastas opções de acessibilidade, o que, por si só, já o torna um grande sucesso da Naughty Dog e da Sony.
8. Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 (2020)
Tony Hawk’s Pro Skater é uma franquia que começou no PlayStation e levou tanto os fãs de skate quanto os mais curiosos a se divertirem fazendo manobras e curtindo um bom rock’n roll. Lançado pela Vicarious Vision em 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC e com versões posteriores para PS5 e Xbox Series X/S, o remake traz os dois primeiros jogos da franquia de volta, mas com grandes mudanças no visual e muito mais conteúdo. . , principalmente jogar online.
Chama-se a atenção para a nova vida dada ao parques de skate do jogo, mas sem perder a essência. Aliás, além dos skatistas presentes nos jogos clássicos, o remake também adiciona atletas que não apareceram nem no 1 nem no 2, como a brasileira Letícia Bufoni. Há também novas mecânicas que chegaram para agregar mais ao remake, além de um novo modo de criação de pistas totalmente renovado.
Com informações de IGN🇧🇷 Den of Geek e Rant de tela