A TCL P635 é uma das smart TVs lançadas em 2022 no Brasil pela fabricante chinesa, com tamanhos de 43, 50, 55, 65 e 75 polegadas. Com tecnologia de tela LCD, resolução 4K com HDR e design plano, um de seus principais diferenciais é a conectividade, já que o modelo possui Chromecast e Google TV integrados. Além disso, a TV conta com a inteligência artificial do Google Assistant e Google Duo para comandos de voz. Pode ser encontrado na Amazon para preços. a partir de R$ 2.799🇧🇷
Apesar de ser considerada uma TV de entrada na nova geração, o modelo traz um pacote de tecnologias mais completo do que a maioria dos concorrentes na mesma faixa de preço. O TechAll testou um P635 de 50 polegadas, lançado em solo brasileiro, por algumas semanas. Confira, a seguir, as principais impressões geradas pela televisão TCL.
🔎 TV de 32 polegadas: sete modelos da Samsung, LG, Philips, TCL e Philco
O que é o Google TV?
Para começar a falar do modelo P635, é preciso definir aquele que é um de seus principais diferenciais, o Google TV de fábrica. A proposta é trazer ao usuário uma nova experiência de usuário, funcionando como uma espécie de atualização do sistema Android TV. Oferece um visual renovado, com recomendações baseadas no que o usuário assiste, possibilidade de criar perfis de uso, entre outras funcionalidades.
O objetivo é criar uma melhor experiência do usuário para os usuários em comparação com o Android padrão. No entanto, ele não substitui o Android TV, pois funciona em segundo plano na TV – inclusive a loja de aplicativos é a mesma do sistema mais antigo.
É uma situação parecida com o que a Amazon faz com o Fire TV Stick, que roda no sistema operacional Fire OS, também uma customização do Android, mas um pouco mais profundo. Nesse caso, a loja de aplicativos é diferente, embora o dispositivo execute aplicativos Android TV.
Atualmente, o sistema já vem de série no Chromecast com Google TV e, assim como no P635, nos novos modelos de televisão TCL. No entanto, é possível atualizar alguns dispositivos compatíveis com Android TV para Google TV.
casa conectada
Para quem gosta da ideia de uma casa conectada, a televisão integra “OK, Google”, com Google Duo e Google Assistant, para comandos de voz por comando à distância. As funções do Google Assistant são semelhantes ao Siri da Apple, Cortana da Microsoft e Alexa da Amazon.
Com os assistentes, você pode pesquisar na internet, abrir aplicativos e visualizar fotos e vídeos de forma prática. Além disso, basta fazer uma pergunta ao assistente e ele esclarecerá suas dúvidas.
conectividade
Os recursos de conectividade certamente satisfarão a maioria dos consumidores, oferecendo recursos de última geração. O modelo conta com conexão Bluetooth 5.0, três entradas HDMI, uma entrada USB 2.0 e conexão Wi-FI dual band.
Quem precisa conectar diversos aparelhos à TV, como notebooks e videogames, pode ficar tranquilo. Além da TV ter mais de uma entrada, a tecnologia HDMI 2.1 oferece qualidade de imagem e baixo atraso de transmissão entre aparelhos.
O mesmo vale para a porta USB: a TV possui um menu intuitivo que facilita para usuários com menos conhecimento usar, por exemplo, um pen drive e assistir a um filme ou visualizar fotos no aparelho.
design moderno
O design de ponta a ponta do P635 permite uma experiência de visualização em tela cheia mais ampla, aproveitando melhor o espaço do dispositivo, independentemente de quantas polegadas a TV tenha.
Como resultado, o resultado é uma TV com design fino e leve quando comparada a outras TVs do mesmo tamanho. O ponto positivo é poder curtir imagens em até 4K com um aparelho mais compacto que gasta menos espaço com a construção nas laterais.
É compatível com suportes VESA e, por ser relativamente leve, pelo menos na versão de 50 polegadas, é muito fácil de fixar em suportes de parede. O único ponto negativo é o fato dos conectores serem posicionados mais no centro da TV, o que pode causar certa dificuldade na hora de encaixar os fios com a TV já posicionada.
áudio e imagem
O áudio apresenta uma boa melhora em relação aos modelos mais antigos, não só na qualidade como também no volume máximo. Nos testes que fizemos assistindo a filmes, foi possível ouvir os diálogos com muita clareza.
Isso se deve ao seu sistema com dois canais de potência de 20 W cada. No entanto, se o seu objetivo for música ou filmes com trilhas sonoras mais elaboradas, pode não ser o mais indicado.
Em relação à qualidade de imagem, não há grandes inovações em relação aos modelos anteriores da própria TCL. O HDR10 gera imagens de qualidade, com bom contraste, e ainda há suporte para Dolby Vision.
Para usuários que não exigem tanto de imagens, ou que pretendem usar a TV apenas para vídeos no YouTube, por exemplo, sua imagem certamente servirá.
O controle remoto possui teclas intuitivas, além da opção de ir direto para canais de streaming específicos. O ponto negativo é o fato de alguns botões terem funções praticamente repetidas para acessar menus dentro da TV. Idealmente, eles seriam removidos para aproveitar melhor o espaço no controlador.
Conclusão
A TCL P635 pode ser considerada um bom modelo de entrada no mundo das smart TVs. Possui boa qualidade de imagem e áudio, com um preço relativamente interessante, quando comparada a TVs de seus principais concorrentes, como Samsung e LG.
O modelo também pode ser interessante para usuários que querem experimentar o novo sistema do Google, mas não se preocupam com uma imagem extremamente boa.
No momento da publicação deste artigo, ele pode ser encontrado por preços a partir de R$ 2.799🇧🇷 Uma opção interessante, com preço parecido para pesquisar junto, é o Semp modelo RK8500.
Nota de transparência: Amazon e Armário para Vestiário Blog mantêm parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o Armário para Vestiário Blog pode ganhar uma parte das vendas ou outra remuneração. Os preços mencionados podem sofrer alterações e a disponibilidade dos produtos está sujeita a estoques. Os valores indicados no texto referem-se ao mês de dezembro de 2022.