Marca de sandálias de plástico Linus dobra de tamanho em 2022 com expansão internacional
A marca de sandálias de plástico Linus, fundada em 2018, teve um crescimento significativo no último ano em relação a 2021. A empresa está prosperando no mercado brasileiro e expandindo suas operações para o exterior. Recentemente, a marca anunciou sua venda em dez pontos físicos no Uruguai.
Durante a pandemia, quando as pessoas estavam em busca de conforto em casa, a Linus viu seu crescimento aumentar em impressionantes 700%.
A fundadora da marca, Isabela Chusid, explica que o site brasileiro da Linus já recebia acessos de outros países há algum tempo e que a empresa já atuava com parceiros em Portugal e nos Estados Unidos. No entanto, foi em 2022, com o mercado validado, que a fundadora decidiu expandir as vendas globalmente por meio de um e-commerce internacional e operações próprias. Segundo Chusid, as sandálias da Linus são procuradas por usuários de mais de 130 países.
Além disso, a chegada às lojas físicas do Uruguai também se deu por meio de parceiros que buscaram a Linus. A meta da marca é estar presente em todos os continentes até 2026. Atualmente, a Linus já possui 74 pontos de venda no Brasil, sendo a maior concentração no Sudeste, com 42 lojas, seguida pelo Nordeste, com 19 pontos de venda.
Matéria-prima sustentável
Quando criou a marca aos 23 anos, Isabela Chusid tinha o objetivo de preencher a busca por calçados atemporais, confortáveis e sustentáveis no mercado. Para isso, contou com a colaboração de designers, engenheiros de material, ortopedistas e especialistas em palmilhas, a fim de desenvolver um design com todas as curvas de apoio para os pés.
A matéria-prima escolhida para as sandálias foi um PVC microexpandido composto por 70% de fontes renováveis. A preocupação com a sustentabilidade está presente em todas as etapas, desde a produção até a chegada aos clientes. As etiquetas são feitas de papel semente e estão unidas às sandálias por um cordão de sisal. Além disso, os pares são embalados em caixas de papelão, contribuindo para a redução da emissão de carbono.
No ano passado, a marca lançou uma campanha de Black Friday consciente e convidou outras marcas sustentáveis parceiras, como Pantys, B.O.B e Onda Eco. O resultado foi espetacular, com parceiros como a Onda Eco esgotando todo o estoque.
Isabela Chusid ressalta que, inicialmente, a marca tinha receio de participar da Black Friday, mas percebeu que os consumidores esperam pela data e acabam comprando de outras marcas menos sustentáveis se não encontrarem opções sustentáveis. Além disso, a receita obtida é importante para investir no desenvolvimento de novas tecnologias.
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