A reindustrialização no Brasil como estratégia de fortalecimento e exportação
Saldo positivo da indústria brasileira
A indústria automotiva brasileira é um exemplo de setor competitivo no século XXI. No último ano, houve um aumento de 22% nas exportações, com o envio de 481 mil veículos, o que representa um acréscimo de 27,8% em relação a 2021. Mesmo diante das restrições comerciais impostas pela Argentina, o Brasil encontrou oportunidades em outros mercados latino-americanos, como México, Colômbia e Chile, com a comercialização de SUVs, caminhões e ônibus. Para este ano, a expectativa é de 467 mil unidades exportadas, segundo a Anfavea.
Propostas para um Brasil 4.0
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apresentou a agenda ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’. Nesse plano, foram elencadas 62 proposições de âmbito federal e 41 de âmbito estadual com o objetivo de impulsionar o avanço digital industrial e a reindustrialização no Brasil.
Dentre as propostas de alcance nacional, destaca-se a reinstalação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e aquelas que podem gerar resultados significativos em curto prazo, aumentando a produtividade da economia brasileira. A Firjan também enfatiza a importância de dar atenção especial à indústria de Defesa, à Economia Criativa e a uma visão sistêmica do Complexo Econômico Industrial da Saúde.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressalta que esses setores são fundamentais para o desenvolvimento do país e possuem grande potencial para impulsionar o crescimento econômico no estado do Rio de Janeiro.
A agenda da Firjan, que traz informações sobre o cenário econômico brasileiro, comparações internacionais e as propostas nos âmbitos federal e estadual, pode ser acessada aqui.
Siga sempre atualizado sobre a indústria do plástico! Preencha nosso formulário e receba informações e conteúdo de qualidade sobre o mercado plástico.
#desafios #para #indústria #avançar #Brasil