ICEI, índice de confiança do empresário industrial, recua e atinge menor patamar
O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou sua terceira queda consecutiva. Em dezembro de 2022, o indicador caiu para 50,8 pontos, o menor desde julho de 2020, após atingir 51,7 pontos em novembro.
Falta de confiança do empresário
De acordo com a CNI, valores abaixo de 50 pontos indicam uma falta de confiança do empresário em relação aos negócios e à economia. Mesmo com a queda, os empresários demonstram certo grau de confiança. A pesquisa foi realizada com 1.455 empresários, sendo 559 de pequenas empresas, 545 de médias empresas e 351 de grandes empresas, entre os dias 1º e 7 de dezembro.
Queda de dezembro é mais branda
Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, destacou que a queda do ICEI em dezembro foi mais branda do que nos meses anteriores. No entanto, é importante notar que são três quedas consecutivas, levando o índice a um patamar próximo da linha divisória de 50 pontos. A confiança do empresário ainda existe, porém de forma restrita e pouco intensa.
Dados de dezembro abaixo da média histórica
O dado de dezembro está abaixo da média histórica do ICEI, que é de 54,3 pontos. Isso se explica pelos componentes do indicador, uma vez que o Índice de Condições Atuais recuou de 53,2 pontos para 50,3 pontos. Os empresários deixaram de ver melhora nas condições atuais em comparação com os últimos seis meses.
A percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia também se inverteu, passando de uma percepção de melhora em novembro para uma percepção de piora em dezembro. O indicador para a economia brasileira está em 48,4 pontos.
Expectativas para a indústria
O Índice de Expectativas, que mede as perspectivas da indústria para os próximos seis meses, se manteve estável em 51 pontos em dezembro. Segundo a CNI, o indicador aponta para um otimismo moderado.
Os componentes do indicador revelam trajetórias divergentes na avaliação dos empresários industriais. As expectativas em relação à própria empresa subiram de 53,6 para 54,1 pontos. Por outro lado, as expectativas para a economia brasileira caíram de 45,9 para 44,8 pontos.
Fique sempre informado sobre a indústria do plástico preenchendo o nosso formulário e recebendo novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#indústria #economia #cenário #atual