Sustentabilidade e Economia Circular: Alianças para um Futuro Sustentável

Sustentabilidade e Economia Circular: Alianças para um Futuro Sustentável



COMO A COCA-COLA ESTÁ TRANSFORMANDO O SETOR DE EMBALAGENS COM O PROGRAMA MUNDO SEM RESÍDUOS

A Coca-Cola, uma das maiores empresas do setor de bebidas do mundo, está comprometida com a sustentabilidade e a economia circular por meio do seu programa Mundo sem Resíduos. O programa estabelece metas ambiciosas para a empresa, como utilizar 50% de material reciclado em suas embalagens até 2030. Além disso, a Coca-Cola pretende vender pelo menos 25% de suas bebidas em embalagens retornáveis e recolher e reciclar 100% das embalagens que coloca no mercado.

No Brasil, a Coca-Cola está buscando parcerias com a iniciativa privada, governo e sociedade civil para alcançar esses objetivos. Essas parcerias incluem engarrafadoras, consumidores, recicladores comunitários, fornecedores, ONGs, governos locais e até mesmo empresas concorrentes. O objetivo é criar soluções que repensem a gestão de resíduos e promovam a economia circular.

Uma das mudanças significativas implementadas pela Coca-Cola foi impulsionar a comercialização das embalagens retornáveis. Atualmente, as embalagens retornáveis já representam 34% do volume das vendas da empresa na América Latina. Essas embalagens podem ser utilizadas de 15 a 35 vezes, garantindo a reutilização do material. Após o fim da vida útil dessas embalagens, elas são destinadas para reciclagem.

Outra modificação importante foi na matéria-prima de algumas embalagens, como as da Sprite. A Coca-Cola lançou recentemente uma nova embalagem plástica transparente para a Sprite, substituindo a antiga garrafa verde. Embora ambas as embalagens sejam 100% recicláveis, as garrafas coloridas são mais complexas de serem recuperadas e recicladas, exigindo uma separação específica. Já as embalagens transparentes não necessitam dessa separação, otimizando a cadeia de reciclagem. Além disso, o plástico sem pigmento produz plásticos reciclados de maior valor agregado para os catadores.

Outro marco importante nessa jornada sustentável foi o lançamento da Crystal 100% reciclada, a primeira garrafa de água mineral produzida apenas com material PET reciclado no Brasil. Até 2025, a Coca-Cola estima evitar a fabricação de 3,5 bilhões de embalagens utilizando apenas resina virgem. Isso equivale a quase 2 milhões de novas garrafas por dia ou 50 mil toneladas de plástico. Além disso, o novo modelo de garrafa é facilmente torcível, facilitando a coleta.

A Coca-Cola Brasil, juntamente com a engarrafadora Coca-Cola Femsa, mantém a SustentaPET, uma central de coleta de PET pós-consumo. Essa iniciativa inovadora permite que a indústria compre diretamente o PET pós-consumo de cooperativas e catadores, redesenhando a cadeia de logística reversa. Atualmente, são três unidades em operação, sendo duas em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul. Com um investimento inicial de R$ 2,5 milhões, a unidade principal de São Paulo recebe diariamente, em média, 700 mil garrafas PET. Em três anos, a SustentaPET já reciclou mais de 1,5 bilhão de garrafas e 77 mil toneladas de PET.

Além da SustentaPET, a Coca-Cola Brasil também administra o Recicla Solar em parceria com a Solar, outra fabricante do sistema. Esse projeto engloba centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo em Pernambuco, Ceará e Bahia. A projeção é que o programa seja expandido para outros estados do Norte e Nordeste até 2023. Até o momento, mais de 5,5 mil toneladas de PET foram coletadas e destinadas para reciclagem, o que representa aproximadamente 110 milhões de garrafas.

A Coca-Cola está empenhada em promover a sustentabilidade e a economia circular por meio do programa Mundo sem Resíduos. Com metas ambiciosas e parcerias estratégicas, a empresa está transformando o setor de embalagens e contribuindo para um futuro mais sustentável.


#Sustentabilidade #economia #circular

Related Posts