Setor automotivo: o que é retrofit e como pode otimizar a produção?
O setor automotivo é um dos principais exemplos de como a indústria 4.0 vem sendo adotada de maneira eficiente. Com o objetivo de tornar as linhas de produção mais flexíveis, integradas e eficientes em termos de energia, as montadoras têm investido em tecnologias inovadoras.
Leia mais:
O que é o retrofitting?
O retrofitting é um processo de modernização mecânica ou eletrônica que visa atualizar equipamentos considerados ultrapassados. Principalmente no que diz respeito à parte eletroeletrônica, que sofreu grandes avanços devido à indústria 4.0. Máquinas que ainda possuem boas condições mecânicas podem ser atualizadas para atender às demandas tecnológicas atuais, mantendo a produção em conformidade com práticas ambientais.
Retrofit, objetivos e expansão comercial
Em um cenário econômico focado na redução de custos e na otimização dos recursos, o retrofit se mostra uma estratégia viável para redesenhar linhas de montagem e máquinas ferramenta. Utilizando o equipamento atual e aproveitando sua mecânica, evita-se o desperdício de dinheiro com o descarte total e a compra de máquinas novas. De acordo com relatório da consultoria Transparency Market Research, o mercado global do setor automotivo industrial deve apresentar crescimento anual acima de 6% até 2024, atingindo um valor de US$ 352 bilhões. O retrofit permite que máquinas e sistemas antigos tenham acesso a novas tecnologias, aprimorando sua performance e aumentando a eficiência da produção, mostrando-se uma estratégia promissora para o futuro do setor automotivo.
Preencha nosso formulário para receber as novidades e conteúdo exclusivo sobre o mercado automotivo.
#Como #setor #automotivo #busca #otimização