Bioplásticos na reciclagem de cadernos: A arte transformada em sustentabilidade

Bioplásticos na reciclagem de cadernos: A arte transformada em sustentabilidade



PLÁSTICO PELO MUNDO: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo

Resíduos plásticos transformados em obra de arte

A artista plástica Beverly Barkat, de Jerusalém, começou a desenvolver uma obra para o lobby de um edifício no novo complexo do World Trade Center, com vista para o marco zero, em Nova York. Barkat começou a experimentar, preenchendo vários tipos de recipientes transparentes com plástico descartado. Buscando dessa forma uma maneira de conectar as pessoas à natureza e a um mundo sem fronteiras, parecido com as vastas ilhas flutuantes de resíduos plásticos, que se formam e circulam pelos oceanos.

Então, descobriu um método de fundir pedaços de resíduos plásticos em moldes de resina epóxi transparente. Vista de fora, a esfera se assemelha a um vitral. A obra de arte resultante, ainda em processo de execução, é “Earth Poetica” (Terra poética). Uma imponente esfera de quatro metros de diâmetro, feita de painéis de metal e um esqueleto interno de segmentos de bambu preenchidos com plástico.

Mas, quando vista de perto, através de alguns painéis que ficarão abertos como olho mágico, seu interior revela uma verdade desagradável. Assim como a parte inferior de um tapete, áspera, a superfície interna, que revela a técnica por trás da obra, é um caótico turbilhão emaranhado de fragmentos de sacolas, garrafas, redes de pesca e embalagens, todos de plástico.

Quando o surto de coronavírus impediu as viagens aéreas, pessoas que sabiam do projeto começaram a lhe enviar resíduos plásticos do exterior. Além disso, ela coleta também redes de pesca. Mas, antes de chegar a seu lar permanente em Nova York, “Earth Poetica” será exibida em Israel, Jerusalém, durante pelo menos seis meses, a partir de fevereiro.

Dedicado à conservação dos habitats marinhos de Israel, o Aquário está preparando um programa educacional para as crianças com base na obra. Também há planos de expor a instalação em outros locais.

Inhame para produção de bioplástico

Com o intuito de apresentar uma solução para a diminuição do consumo de plástico, alunos da cidade de Ilhéus iniciaram um projeto que utiliza o inhame na produção do bioplástico. Segundo os alunos, o projeto desenvolveu-se a partir de uma outra pesquisa. Eles explicam que o antigo estudo tinha o objetivo de usar o inhame para elaboração de canudos biodegradáveis, que têm uma decomposição rápida e são absorvidos pela natureza.

Com as informações dessa investigação, a equipe elaborou uma proposta que utiliza o amido do inhame como matéria-prima na produção de bioplástico. Baseado nesse produto, por exemplo, é possível fabricar canudos. O uso do bioplástico traz benefícios ao planeta, pois utiliza recursos que são renovados pela própria natureza, como é o caso do inhame. Os alunos revelam que buscam auxílio para o desenvolvimento do produto, que tem grande potencial de comercialização.

Kalunga oferece descontos para clientes que reciclarem cadernos usados

Na volta às aulas 2022 da Kalunga, a campanha que visa estimular a reciclagem de material escolar está de volta. Intitulada “Seu caderno usado vale desconto”, a campanha oferece o abatimento de preços nas compras de consumidores ao mesmo tempo em que contribui para que esse material tenha um destino sustentável.

Os clientes podem trocar seus cadernos usados por economia na compra de novos cadernos ou pacote de cem folhas da marca Chamequinho. Para cada quilo de material destinado à reciclagem, o consumidor tem R$1,50 de desconto.

Iniciada em 2007, a campanha já arrecadou 980 toneladas de materiais usados. Em 2020, a rede bateu o recorde e recolheu cerca de 355 toneladas de folhas. A expectativa é a de que, em 2022, a rede volte a atingir o patamar de 355 toneladas de material coletado.


#Obra #arte #Bioplásticos #reciclagem #cadernos

Related Posts