A queda no Índice de Confiança do Empresário Industrial preocupa setor
Um movimento inesperado abala a confiança
A queda representa para o valor de confiança um movimento inesperado, já que se encontra menor e mais restrita após seis meses de avanço.
Redução no ICEI em setembro
O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) teve uma redução de aproximadamente 2,44% pontos no mês de setembro. Embora seja uma queda significativa, uma pesquisa feita recentemente pela CNI (Confederação Nacional de Indústria) mostra que os pontos seguem acima do índice indicado.
O que é o Índice de Confiança do Empresário Industrial?
O índice de confiança foi criado para medir a confiança ou a falta de confiança dentro do setor empresarial de indústria. Ou seja, é um sinalizador de mudanças das tendências que ocorrem na produção industrial, para garantir ao empresário uma medição das alterações.
Avaliação negativa da economia brasileira
Os empresários industriais avaliaram negativamente a economia brasileira, o que resultou em uma queda de 53,2 pontos para 51,9. Realizamos a consulta a 1.494 empresários com o intuito de obter esses dados, no período de 1º a 11 de setembro de 2023.
Outros dados relevantes
As empresas usam o Índice de Condições Atuais para avaliar o momento econômico e sua própria situação. Além disso, utilizam o Índice de Expectativas para medir a percepção do empresário em relação à economia e à empresa nos próximos seis meses.
O primeiro manteve seus pontos em 47,3, porém ficou abaixo dos 50 pontos estipulados. Ao passo que o segundo perdeu 2 pontos, ele ainda permanece dentro do indicado, com a marca de 54,2 pontos em setembro. No entanto, para os próximos seis meses o indicador marca uma queda para 48,2 pontos.
A diferença entre os dois acontece porque a economia brasileira está inconstante.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#ICE #apresenta #dados #queda #mês #setembro