- Unidade passará a fabricar 800 milhões de unidades de tubos de coleta de sangue a vácuo por ano. Os tubos são fabricados com resina PET
- Empresa ignora a crise e investe 42 milhões de reais na unidade de Americana, SP
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental marcou o início das obras de expansão da unidade da Greiner Bio-One, empresa tecnológica, de origem austríaca, que atua na área da saúde nos segmentos de biociência, diagnósticos e é co-líder mundial da divisão pré-analítica, em Americana, interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira, dia 11.
A empresa, que possui unidades na Áustria, Alemanha, Hungria, Tailândia e Estados Unidos, está investindo 42 milhões de reais em ampliação fabril e maquinaria na sua única unidade da América Latina. A expansão tem previsão para ser finalizada em dezembro de 2016 e iniciará as atividades de produção em Janeiro de 2017.
O evento contou com a presença do CEO Internacional do grupo Greiner, Rainer Perneker. Durante seu discurso ele ressaltou que apesar do cenário desfavorável da economia brasileira, a empresa acredita neste mercado. “Existem dificuldades como a variação de câmbio que tem nos afetado muito. Mas nós estamos comprometidos a investir no Brasil e em tecnologia”, citou Perneker.
O Gerente Geral da Greiner Bio-One do Brasil, Haroldo Fontes Graci ressaltou o compromisso local da empresa, relembrando o momento quando a fábrica foi montada, há mais de dez anos em Americana, gerando apenas 30 empregos. “Nesta cerimônia temos a oportunidade de agradecer aos 138 colaboradores, apoiadores, parceiros e aos mais de 1.500 clientes. Essa expansão integra o nosso projeto denominado Visão 2020”, disse Graci.
Durante seu discurso Graci aproveitou para agradecer especialmente o apoio e a presença do prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), o Presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós e Cônsul Comercial da Áustria, Dr. Ingomar Lochschmidt.
Na ocasião, o Presidente da Investe São Paulo, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, estava representando o Governador Geraldo Alckmin e aproveitou para ressaltar a ampla participação e apoio da Agência no projeto da empresa que, segundo ele, é de extrema importância para o Estado de São Paulo, afirmando ainda que o mercado de insumos/equipamentos na área de saúde tem enorme potencial de crescimento no Brasil, já que hoje este segmento é abastecido por produtos importados.
O Prefeito de Americana destacou a importância da Greiner Bio-One acreditar no potencial do Brasil e na população da cidade, apesar da situação do país, presenteando o CEO do grupo, Rainer Perneker, com uma bandeira do município.
Capacidade duplicada
Depois de finalizada, a área expandida irá fazer com que a Greiner Bio-One dobre a sua capacidade de produção, passando a fabricar 800 milhões de unidades de tubos de coleta de sangue a vácuo por ano, se tornando líder no mercado brasileiro. Os tubos são fabricados com resina PET.
Esta estratégia faz para parte da Visão 2020, criada em 2012, a partir de uma diretriz clara de desenvolvimento sustentado, que define a abrangência, decisão, construção, execução e acompanhamento dos projetos da empresa dentro de um prazo de oito anos.
Além da obra, a empresa investirá no aumento da produção, conforme a demanda, com eficiência, ganho de produtividade, tecnologia e mão de obra adequadas. “Nossa visão não se limita a indicadores. Este investimento é forte, substancial e prova um comprometimento com o País. Desde 2003, quando a Greiner Bio-One iniciou as atividades no Brasil, acreditamos no crescimento deste mercado”, afirma Perneker.
Seguindo os objetivos claros e definidos da “Vision 2020“, o Gerente Geral da Greiner Bio-One do Brasil, Haroldo Fontes Graci, afirma que o investimento estimulará o desenvolvimento do parque industrial nacional. “Ao investirmos no Brasil, desenvolvermos fornecedores locais, o que beneficiará as novas indústrias do segmento que queiram investir no país”, esclarece.
A Greiner Bio-One é uma empresa tecnológica na área da saúde que atua nos segmentos: pré-analítico, biociência e diagnósticos. Referência em inovação, desde o desenvolvimento até a fabricação, seu portfolio de produtos atende todas as normas de segurança nacionais e internacionais, com o mais rigoroso padrão de qualidade.
Além do Brasil, os sites de produção na Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Tailândia constituem a Greiner Bio-One International AG, que somados geram um volume de negócios de 388 milhões de euros. O grupo possui mais de 1.800 colaboradores operando globalmente em 24 filiais e inúmeros distribuidores em mais de 100 países.
A matriz austríaca Greiner Bio-One GmbH é parceira tecnológica de universidades, institutos de pesquisa e das indústrias de diagnóstico, farmacêuticas e de biotecnologia.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Greiner Bio One
Tags: Americana, Greiner Bio One, PET, Plásticos, Tubos de Coleta de Sangue