Queda no Faturamento da Indústria de Máquinas e Equipamentos no Brasil
Aumento das Exportações
No mês de fevereiro, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou a nona queda consecutiva no faturamento, de acordo com dados divulgados pela ABIMAQ. No primeiro bimestre do ano, o setor acumulou uma queda de 7,1%. Apesar disso, houve uma alta de 7% em comparação com o mês anterior.
Segundo os números da associação, a receita líquida de vendas teve uma queda de 7,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando R$ 21,76 bilhões em vendas.
No entanto, houve uma recuperação na ocupação da capacidade instalada no setor, que teve um aumento de 2,7% em relação ao mês anterior, atingindo 77,6% de seu nível. Apesar disso, a capacidade ainda ficou 2% abaixo do nível de 2022 (79,2%).
Geração de Emprego no Setor
Apesar da queda no faturamento no primeiro bimestre, o setor de máquinas e equipamentos aumentou o número de pessoas contratadas, chegando a um total de pouco mais de 4 mil novas contratações. Isso representa um crescimento de 0,5% em comparação ao número de trabalhadores de janeiro, totalizando 394 mil pessoas empregadas na indústria.
De acordo com a ABIMAQ, esse foi o segundo mês consecutivo de recuperação das contratações, após uma queda no último trimestre do ano anterior. Contribuíram para esse aumento as indústrias de máquinas fornecedoras para o setor de bens de consumo duráveis e semiduráveis, construção civil e infraestrutura, conforme destacado pela associação.
#Indústria #máquinas #equipamentos #registra #queda #faturamento