Ajude o meio ambiente: Como a Plastic Bank e a lei Tampinha Legal estão revolucionando a destinação de plástico!


Programa social e educativo forma 80 catadores e suas famílias 

O projeto ‘Despertar’, foi responsável por cooperar com a formação de 80 catadores de plástico e suas famílias em um curso de inclusão digital. O programa é uma iniciativa da Plastic Bank juntamente com a 3M. Através dele as entidades oferecem treinamentos práticos nas áreas de informática e tecnologia. 

Desse modo, o programa ainda atende jovens e adultos da comunidade de Laranjeiras, do município de Serra, no Espírito Santo.

Recentemente a Lei Municipal Nº 2.413 teve aprovação e marca um progresso importante para Imbé, no Rio Grande do Sul. Pois, uma vez outorgado, implementa-se os pontos destinados à coleta de tampas plásticas.  

Promovida pelo Instituto SustenPlást em parceria com o Movimento Plástico Transforma, o programa aprovado pela lei busca mudar o comportamento popular em relação ao plástico.

O projeto Tampinha Legal promove a conscientização sobre seu adequado descarte e impulsiona a economia circular. 

A princípio, a meta está focada em estabelecer a economia circular em Imbé. Isso ocorrerá por meio dos ecopontos nos órgãos de Administração Municipal para a coleta voluntária de tampas plásticas.

Brasil bate recorde em destinação adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Em um feito notável, o SLC (Sistema Campo Limpo), administrado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), atingiu a marca de 750 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de maneira ambientalmente correta. 

Este marco significativo ratifica o compromisso contínuo do Brasil com a gestão responsável dos resíduos no setor agroquímico. Uma vez que no ano de 2023, o SLC registrou a destinação adequada de aproximadamente 53 mil toneladas de embalagens vazias.