América Latina demonstra crescimento na demanda por produtos de consumo em massa.

América Latina demonstra crescimento na demanda por produtos de consumo em massa.


Estudo da Kantar aponta que Brasil, México e Peru impulsionam desempenho positivo

Recuperação no consumo na América Latina

Embora cada país da América Latina apresente realidades e desafios diferentes, todo a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo. Brasil, México e Peru, por exemplo, testemunham um desempenho em volume de compras melhor no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. É possível notar altas de 6,3%, 2,2% e 2%, respectivamente.

Consumer Insights Latam 2023: o estudo da Kantar

As informações fazem parte do relatório Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do comprador latino-americano de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene pessoal e beleza.

Recuperação e mudanças no volume de compras

Ainda em relação ao volume, Colômbia, Chile e Argentina reduzem o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo. Apenas Bolívia, América Central e Equador devem refletir a respeito de desafios de médio e longo prazos, uma vez que acentuam a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.

Frequência de compra e poder de compra

Também é válido ressaltar que a frequência de compra regressa pela primeira vez aos níveis de pré-pandemia, destacando-se como um marco na recuperação do consumo que a região está assistindo. Por outro lado, o latino-americano continua a registar reduções no poder de compra. Isso faz com que não tenha gastos elevados por ocasião e fragmente mais canais e marcas, para poder conseguir melhores ofertas.

Hábitos e preferências do consumidor

Na hora de comprar, destacam-se os Atacadistas e as Lojas de Descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está em 48%. Ainda assim, Canais Tradicionais (94%), Supermercados (76%) e Minimercados (75%) continuam sendo os maiores.

A busca por uma melhor relação custo-benefício, no entanto, não deve ser confundida com preferência por preços mais baixos. Em toda a América Latina, depois das Private Labels são as Marcas Premium que possuem o melhor desempenho em valor.

Foto – Freepik


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