O Android 13 ganhou um novo pacote de atualização agora em dezembro. A novidade foi anunciada pelo Google e está disponível na última atualização do sistema operacional – que ainda está sendo lançada para celulares. Algumas das novas mudanças incluem melhorias em aplicativos como o Google Fotos, bem como otimizações de acessibilidade. Nas próximas linhas, veja quais são as novidades que chegarão ao Android 13 ainda este mês. Vale lembrar que os recursos serão disponibilizados gradativamente, podendo demorar mais para chegar ao Brasil.
- Ranking revela quais são os celulares Android mais rápidos do mundo; Olhar
- Android 13: 5 funções do sistema ‘ocultas’ que você precisa conhecer
📝 Como transferir conversas do WhatsApp do Android para o iOS? Descubra no Fórum do Armário para Vestiário Blog.
Uma das novidades é o aplicativo Google Reading Mode, que agora facilita a experiência de leitura de tela para pessoas com baixa visão, cegueira e dislexia. A plataforma oferece conversão de texto em fala, personalização de contraste de cores e tamanhos de fonte diferentes. O app Fotos já recebeu uma atualização com novos estilos de montagem, onde é possível selecionar fotos para criar colagens com formatos e estilos personalizados – incluindo temas natalinos.
Além disso, um novo widget também foi adicionado ao YouTube, e agora é possível inserir uma barra de pesquisa para o aplicativo diretamente na página inicial do celular. Atalhos para vídeos da biblioteca, assinaturas e Shorts também foram adicionados ao widget.
O Google TV, aplicativo que mostra quais filmes e séries estão disponíveis nas plataformas de streaming, agora transmite o conteúdo para a TV diretamente pelo aplicativo. O serviço anteriormente só recomendava títulos em streams como Disney+ e Prime Video, e os encaminhava para o app oficial. Com a atualização, torna-se possível transmitir conteúdo na TV diretamente pelo Google app.
Android 13: veja funções que ganham destaque no novo sistema do Google
Android 13 é o sistema operacional do Google anunciado em 2022 (e que chegará aos celulares gradativamente)
O Android 13 também terá ícones coloridos para aplicativos que não são do Google; WhatsApp, Signal e 1Password são alguns dos principais para testar o modelo personalizável — Foto: Divulgação/Android Police
Publicidade
Atualização do sistema operacional do Google chegará primeiro para celulares Pixel, mas será disponibilizada nos próximos meses para outros smartphones
Um dos destaques do Android 13 é que ele permite maior customização no tamanho da tela e nos textos — Foto: Reprodução/Google
Publicidade
Aba para configurar a vibração do celular Android recebe reformulação e opções adicionais com atualização do sistema operacional
As notificações da tela de bloqueio são armazenadas em atalhos menores no Android 13
Publicidade
Os aplicativos agora pedem permissão com mais frequência para acessar recursos e localização. layout também sofreu alterações com o Android 13 — Foto: Reprodução/Google
Android 13 dá mais opções de estilo para personalizar Background em celulares — Foto: Reprodução/Google
Publicidade
Android 13 ainda reformula a configuração do sistema de bloqueio biométrico — Foto: Reprodução/Google
Outra mudança é que os usuários com uma chave digital do carro agora podem compartilhar o acesso com outras pessoas. A chave digital do carro permite travar e destravar portas, além de dar partida no veículo. Com a atualização, o compartilhamento pode ser feito por meio de um código de ativação no aplicativo Wallet e está disponível para celulares Pixel 6 ou superior e Samsung Galaxy S21 ou superior.
Em relação aos smartwatches, as mudanças no Wear OS agora oferecem mais integração com o Google Maps, que permite a navegação para casa ou trabalho pelo relógio. A área de previsão do tempo do acessório agora também exibe os horários do nascer e do pôr do sol por meio do aplicativo Weather.
A plataforma Keep to-do também simplificou a integração do Wear, e agora fotos, co-autores e cores de fundo adicionadas às notas no aplicativo também são visíveis nos smartwatches Wear.
Evolução do Android: relembre as versões do sistema nesses 15 anos
Nexus One, com Android 2.1 Eclair, lançado em 2010 (Foto: Divulgação) — Foto: Armário para Vestiário Blog
O primeiro Android tinha um foco mais empresarial (Foto: Reprodução Hong Kiat) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Publicidade
Android 1.5 fica bem diferente do atual (Foto: Reprodução Cordão) — Foto: Armário para Vestiário Blog
O Android Donut não mudou muito (Foto: Reprodução Pathikshah) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Publicidade
Android 2 já tem visual mais moderno (Foto: Reprodução Mobile Arena) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Froyo apresentou grande evolução (Foto: Reprodução Blog Armário Plástico) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Publicidade
Gingerbread continua sua evolução visual (Foto: Reprodução TechGenie) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Honeycomb ganhou maior suporte para tablets (Foto: Reprodução IntoMobile) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Publicidade
ICS tem visual arrojado e novidades (Foto: Reprodução Gadgets Plix) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Vazou suposto look de Kit Kat (Foto: Reprodução 9to5Google) — Foto: Armário para Vestiário Blog
Publicidade
Outra novidade para os relógios é a chamada rápida para até cinco de seus contatos favoritos do aplicativo Contacts e o emparelhamento com o aplicativo Adidas Running para rastreamento de treinamento. O modo de combinação de emojis do Gboard também ganhou atualizações, e agora traz novos tipos de combinações – que podem ser úteis para as festas de final de ano, por exemplo, com novos stickers personalizados para as datas (veja aqui como fazer).
A novidade será lançada gradativamente para todos os usuários do Android 13.
Com informações de andróide
Veja também: Como usar emojis do iPhone no Android