Confiança dos empresários cresce nos setores industriais
Os Resultados Setoriais do ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) do mês de fevereiro mostram que 25 dos 29 setores analisados estão confiantes em 2024.
De acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), esse é o resultado mais alto desde outubro de 2022. Foram entrevistadas 2.033 empresas entre os dias 1º e 16 de fevereiro de 2024.
Dos 29 setores analisados, a confiança cresceu em 14, caiu em outros 14 e permaneceu igual em apenas um setor, o de extração de minerais não metálicos. Apenas quatro setores estão com índices de confiança abaixo dos 50 pontos.
A economista da CNI, Larissa Nocko, explica que alguns setores que não estavam confiantes em janeiro e nos meses anteriores passaram a se destacar em fevereiro.
Setores se mostrando mais confiantes
Três setores da indústria que não estavam confiantes passaram a apresentar confiança: Produtos de borracha, Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos e Couro e artefatos do couro.
Já o setor de Móveis regrediu no nível de confiança e está abaixo dos 50 pontos. Os setores mais confiantes incluem Farmoquímicos e farmacêuticos, Manutenção e reparação, Máquinas e materiais elétricos e Produtos diversos.
Cenário da confiança por porte e região
Em fevereiro, as médias empresas industriais apresentaram um aumento de confiança, enquanto as grandes e pequenas empresas registraram queda. No entanto, todas as categorias mantêm índices de confiança acima de 50 pontos.
Em relação à região, a confiança na indústria avançou no Centro-oeste e Sul, permaneceu estável no Sudeste e Norte, e houve uma diminuição no Nordeste. Todos os estados apresentam um indicador superior a 50 pontos.
Fique sempre informado sobre a indústria do plástico preenchendo nosso formulário e recebendo novidades e conteúdos de qualidade do mercado plástico.