Aumento de 41% no consumo de churrasco entre os últimos trimestres de 2021 e 2022.






O aumento do consumo de churrasco no Brasil

O aumento do consumo de churrasco no Brasil

Crescimento do consumo de churrasco

De acordo com dados da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, o consumo de churrasco aumentou 41% entre os quartos trimestres de 2021 e 2022. Essa é uma ótima notícia para os amantes desse prato, especialmente para celebrar o dia do churrasco em 24 de abril.

Churrasco dentro do lar

Apesar do cenário econômico desafiador e das escolhas mais racionais na hora de comer durante a pandemia, as ocasiões de churrasco dentro do lar cresceram 27% entre o quarto trimestre de 2020 e o mesmo período de 2022, totalizando 174 milhões de momentos de churrasco. Ao comparar os anos de 2021 e 2022, houve um incremento de 41% nessas ocasiões, passando de 124 milhões para 174 milhões. E essa tendência de alta deve continuar nos próximos anos.

O churrasco em casa

Atualmente, 15% dos brasileiros fazem churrasco em casa. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são as responsáveis por mais da metade desses momentos no Brasil. É comum realizar churrascos nos finais de semana, sendo que 57% deles ocorrem aos sábados e domingos. Além disso, a maioria desses churrascos é compartilhada com amigos e/ou familiares, com 89% das ocasiões acontecendo na presença de três pessoas ou mais.

Os protagonistas do churrasco

Quando o assunto é o consumo de carnes no churrasco brasileiro, as carnes de aves são as preferidas, representando 51,6%. Em seguida, temos as carnes bovinas com 44,7%, as linguiças com 30,6% e as carnes suínas com 13,2%. No entanto, queijos e salsichas estão ganhando espaço e já estão presentes em mais de 5% das ocasiões de churrasco.

Métodos de pesquisa

Os dados aqui apresentados fazem parte do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que representa 58 milhões de brasileiros em sete Regiões Metropolitanas, considerando todas as classes sociais e faixas etárias. Além disso, foram utilizados dados do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que abrange 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país, representando 60 milhões de lares.

Conclusão

O consumo de churrasco no Brasil vem crescendo significativamente, especialmente dentro do lar. Mesmo em tempos desafiadores, como a pandemia, os brasileiros têm encontrado maneiras de aproveitar os momentos de lazer e convívio social por meio do churrasco. Com a diversidade de opções de carnes e a possibilidade de reunir amigos e familiares, o churrasco segue como uma tradição e uma forma de celebrar a gastronomia brasileira.

FAQs

1. Quais as principais carnes consumidas em churrascos no Brasil?

As principais carnes consumidas em churrascos no Brasil são as carnes de aves, bovinas, linguiças e suínas.

2. Quais as cidades brasileiras com maior consumo de churrasco em casa?

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são as responsáveis por mais da metade dos churrascos realizados em casa no Brasil.

3. Qual o dia do churrasco no Brasil?

O dia do churrasco é celebrado em 24 de abril.

4. Quantas pessoas em média participam de um churrasco no Brasil?

Em média, três pessoas ou mais participam de um churrasco no Brasil.

5. Quais os métodos de pesquisa utilizados para obter esses dados?

Os dados foram obtidos por meio do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que representa 58 milhões de brasileiros, e do relatório Consumer Insights, que abrange 11.300 lares brasileiros.



#Consumo #churrascocresce #entre #últimos #trimestres