Aumento de empregos na indústria de máquinas e equipamentos: uma tendência ascendente


Empregabilidade no Setor de Máquinas e Equipamentos

Recuperação de Empregos no Setor

Um relatório divulgado pela Abimaq revelou que parte dos empregos perdidos ao longo de 2022 foram recuperados no início de 2023 no setor de máquinas e equipamentos.

No entanto, durante o período analisado, cerca de 10 mil postos de trabalho foram eliminados, reduzindo o número de empregados de 400 mil para 390 mil.

No primeiro trimestre deste ano houve uma recuperação, elevando o total de pessoas empregadas na indústria de máquinas e equipamentos para 395 mil. Porém, ainda existe um déficit de 5 mil funcionários em comparação com os níveis de setembro de 2022.

Aumento do Quadro de Funcionários

O setor já havia conseguido aumentar seu quadro de funcionários em pouco mais de 4 mil pessoas. Em fevereiro, houve um crescimento de 0,5% na comparação mensal, resultando em um total de 394 mil pessoas empregadas.

Essa foi a segunda recuperação consecutiva nas contratações após a queda observada no último trimestre de 2022.

Indústrias fornecedoras de máquinas para os setores de bens duráveis e semiduráveis, construção civil e infraestrutura foram responsáveis pelo aumento desse índice.

empregos máquinas e equipamentos

A Capacidade Instalada dessa Indústria

Os dados da capacidade instalada no setor de máquinas e equipamentos também estão presentes no relatório. Nos últimos dois meses, a fabricação dessa indústria conseguiu se recuperar, com taxas de ocupação chegando a 78% da capacidade instalada.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de máquinas e equipamentos Trans Obra, afirmou que os números positivos de emprego no ramo da indústria de máquinas e equipamentos refletem a expectativa e o planejamento das empresas do setor.

Além disso, a alteração da capacidade instalada aponta para um crescimento muito importante para o setor. Isso porque pode significar que as empresas estão dispostas a fazer mais investimentos, preparando, assim, a indústria para um crescimento de médio a longo prazo.

Valente alerta para a necessidade de alocar mão de obra qualificada para o setor, a fim de oferecer produtos e serviços com qualidade. Também destaca a importância de treinamentos e investimentos em cursos para os profissionais, tanto para o empregado como para o empregador.

Não perca nenhuma novidade sobre a indústria do plástico. Preencha nosso formulário e receba conteúdo exclusivo do mercado plástico!


#Alta #emprego #indústria #máquinas #equipamentos