Autoridades chinesas participam de encontro com a avicultura e suinocultura brasileira na ABPA

Autoridades chinesas participam de encontro com a avicultura e suinocultura brasileira na ABPA

Diretor da ABPA recebe representantes da CIQA china

Encontro na sede da ABPA em São Paulo

No dia 2 de setembro, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, recebeu a visita do vice-presidente da Agência de Inspeção e Quarentena de Entrada e Saída do Governo da China (CIQA), Wang Zhiyong, juntamente com o secretário da Agência, Duan Xiaohong, e representantes de organizações importadoras de proteína animal da China. O encontro ocorreu na sede da ABPA, em São Paulo.

Capacidade dos produtores brasileiros

Durante a reunião, o presidente da ABPA destacou a ampla capacidade dos produtores de aves e suínos do Brasil em fornecer produtos de alta qualidade e sustentabilidade. Também enfatizou os rígidos controles adotados pelo país, como protocolos de biosseguridade e monitoramento dos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves silvestres. Santin ressaltou que o Brasil não registrou nenhum caso da doença em planteis comerciais.

Pedido de reconhecimento

Além disso, o presidente da ABPA reforçou o pedido já apresentado pelo Ministério da Agricultura do Brasil pelo reconhecimento de toda a área brasileira como livre de aftosa sem vacinação. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina possui esse reconhecimento, o que permite a exportação de carne suína com osso e miúdos de suínos para o mercado chinês.

Participação de autoridades brasileiras

O encontro contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e dos secretários de Agricultura do Estado, Giovani Feltes, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. Também estiveram presentes a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Secretaria de Agricultura gaúcha, Rosane Collares, e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Otamir Cesar Martins, juntamente com membros da agência de defesa. Durante o encontro, o convite foi feito às representações chinesas para a realização de missões sanitárias no sistema gaúcho, além de um convite para a Expointer.

Parceria para a segurança alimentar

Ricardo Santin avalia o encontro como uma oportunidade de ampliar as relações comerciais com a China, que é o mais relevante mercado para a proteína animal do Brasil. Ele destaca a transparência e o comprometimento na segurança alimentar da população chinesa.

Além das autoridades do Brasil e da China, o encontro também reuniu representantes de agroindústrias exportadoras de aves e de suínos para o mercado chinês.

#ABPA #autoridades #chinesas #participam #encontro #avicultura #suinocultura #Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Singapura permite exportação de carne suína processada do Brasil

Singapura permite exportação de carne suína processada do Brasil

Next Article
Suplemento fortalece defesa celular em tilápias utilizando fígado de aves como base

Suplemento fortalece defesa celular em tilápias utilizando fígado de aves como base

Related Posts