Bioplástico brasileiro ganha destaque em Londres para contribuir com a sustentabilidade



Criação de Bioplástico Sustentável feito com Casca de Laranja

Uma Alternativa Sustentável

Com prêmios internacionais, o plástico biodegradável feito com casca de laranja por Kazue Nishi é uma aposta para representar o Brasil na London International Youth. A estudante está em busca de apoio para participar dessa competição.

As Vantagens do Bioplástico

O projeto de Kazue busca ser uma alternativa mais sustentável para a indústria. O processo para a produção do plástico biodegradável se divide em duas etapas: pré-tratamento e preparação da solução.

No pré-tratamento, as cascas de laranja são lavadas por 3 dias para retirar os açúcares solúveis. Em seguida, são secas e trituradas até virarem pó. Já na etapa de preparação da solução, são misturados água deionizada, ácido cítrico e glicerina, juntamente com o pó de casca de laranja.

A solução é colocada em banho-maria por uma hora a 70 °C sob agitação constante. Após isso, a solução obtida é distribuída em placas de petri para secar por quatro a sete dias em uma estufa.

Importância da Participação Feminina na Pesquisa

A competição internacional é um fórum científico juvenil que reúne estudantes de mais de 70 países. Para Kazue, é fundamental mostrar que o Brasil realiza pesquisas de qualidade e incentivar a participação feminina na ciência. Ela compartilha: “É importante quebrar o estereótipo de cientista que é um homem branco na pós-graduação”.

Vitória Camilly, outra estudante envolvida no projeto, destaca a necessidade de mudar a visão internacional sobre o Brasil. Segundo ela, o país também é referência em inovação tecnológica, educação e trabalho. Além disso, Vitória ressalta a importância de gerar referências de mulheres cientistas para as meninas que desejam seguir carreira na área.

Apoie a Representação do Brasil em Londres

Para apoiar a representação do Brasil na London International Youth, Kazue Nishi e Vitória Camilly criaram uma vaquinha online. O objetivo é arrecadar aproximadamente R$60.000 para custear a viagem e a participação no evento.

Ao contribuir, você estará colaborando para fortalecer a imagem do Brasil como um país que investe em pesquisa científica de qualidade e valoriza a participação feminina na área.

Conclusão

O plástico biodegradável feito com casca de laranja é uma alternativa sustentável para a indústria. Além disso, o projeto liderado por Kazue Nishi e Vitória Camilly busca romper estereótipos e mostrar ao mundo a qualidade das pesquisas realizadas no Brasil, bem como a importância da participação feminina na ciência.

Apoie essa iniciativa e faça parte dessa transformação! Juntos, podemos fazer a diferença.

Fique sempre informado sobre a indústria do plástico preenchendo nosso formulário. Receba novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Acesse a vaquinha para apoiar a representação do Brasil em Londres neste evento.

Aviso de Privacidade: Este site usa recursos de cookies e outras tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando no site, você concorda com o uso dessas tecnologias.


#bioplástico #brasileiro #Londres