Black Friday 2022: lista do Procon-SP revela lojas online a evitar

O Procon-SP mantém uma lista de lojas online que não são consideradas confiáveis. Chamada de “Evite esses sites”, a lista exibe mais de 40 e-commerces suspeitos e pode ajudar o consumidor a escapar de armadilhas durante a Black Friday 2022, marcada para 25 de novembro. Os estabelecimentos listados pertencem aos mais diversos segmentos — vendem de roupas a móveis e eletrônicos — mas têm algo em comum: todos foram notificados pelo órgão de defesa, mas não responderam ou não foram encontrados.

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Para conferir a lista, basta acessar a página “Evite Esses Sites” (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Nele, você pode ver a URL a ser evitada, o nome da empresa ou responsável e o número do CNPJ ou CPF. O Procon-SP também informa a situação do site (se está ativo ou offline) e a data de inclusão da loja na lista do órgão de defesa.

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Vale ressaltar que a atualização mais recente do material foi em julho deste ano. Algumas lojas, no entanto, foram incluídas na lista em 2017 e continuam ativas. Os dados mostram que há vários e-commerces suspeitos espalhados pela internet e reforçam a importância de checar a reputação da loja em sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov.br antes de comprar. Caso ainda tenha dúvidas sobre a adequação do estabelecimento, procure informações no Procon de sua cidade ou pelos canais de atendimento da agência.

como se proteger

Durante a Black Friday 2021, mais de 700 reclamações foram registradas no Procon-SP. Entre as principais reclamações estão atraso ou falta de entrega do produto, falsos descontos, alteração de valor, pedido cancelado e indisponibilidade do item ou serviço. Para evitar problemas, a agência recomenda que os consumidores fiquem atentos à existência de sites falsos ou que ofereçam ofertas enganosas.

Antes de comprar, lembre-se de verificar se a empresa possui endereço físico e a situação do CNPJ no site da Receita Federal. Outra recomendação é verificar a idade do e-commerce — empresas criadas poucos dias antes do evento promocional devem ser vistas com desconfiança. O Procon também pede aos consumidores que não cliquem em links enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, pois podem servir de isca para roubar dados pessoais e bancários em golpes de phishing.

O órgão de defesa também lista alguns cuidados com relação ao pagamento das compras. Caso opte pelo boleto bancário, o cliente deve verificar dados como nome da empresa, data e CNPJ antes de finalizar a operação. Ao pagar via Pix, é importante verificar se os principais dados inseridos correspondem de fato aos da empresa em questão. Em geral, a dica é, sempre que possível, pagar com cartão de crédito, o que facilita o cancelamento da compra em caso de problemas.

Caso o produto esteja com atraso na entrega ou mesmo não entregue, a recomendação é entrar em contato com a empresa. Caso o problema não seja resolvido, o próximo passo é ligar para o Procon pelo atendimento presencial ou online.

Vale ressaltar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de devolver o produto adquirido em até sete dias após a compra ou entrega. O consumidor não pode ser cobrado por qualquer valor.

com informações de Procon (1 e dois🇧🇷

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