Black Friday: veja significado, origem e formas erradas de pesquisar

A Black Friday é um evento promocional em que lojas de todo o mundo dão descontos em diversos produtos na última sexta-feira de novembro. Em tradução literal, o termo em inglês significa “Black Friday”. A expressão surgiu nos Estados Unidos, no século 19, e está ligada a um dos feriados mais relevantes do país: o Dia de Ação de Graças, que acontece na última quinta-feira de novembro.

  • Black Friday 2022: saiba tudo sobre o evento de promoções

Por se tratar de um termo em inglês, não é incomum ver pessoas que não falam o idioma ficarem confusas ao pesquisar sobre o dia das promoções na internet. Alguns dos erros de ortografia mais comuns são “Blek Flayd”, “Blek Fraide” e “Break Friday”, que estão próximos da pronúncia do termo original. Para tirar as dúvidas dos leitores, Armário para Vestiário Blog explica a origem e o significado da Black Friday. Nas linhas a seguir, confira também quais são os erros mais comuns ao pesquisar o evento no Google.

📝 Black Friday: como saber se uma promoção compensa? Veja dicas no Fórum Armário para Vestiário Blog

O que significa Black Friday e qual a origem da data?

O registro mais antigo da expressão Black Friday data de 24 de setembro de 1869, quando dois investidores na Bolsa de Nova York aumentaram o preço do ouro para gerar mais lucro. A ação, no entanto, foi frustrada pelo governo, que disponibilizou mais metal no mercado, baixando drasticamente o valor do minério e “quebrando” a economia local naquela sexta-feira. O termo Black Friday, então, foi difundido com uma conotação negativa, para aludir a uma catástrofe financeira.

Não foi até 1950 que a expressão começou a ser usada em referência à sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. No dia seguinte à comemoração norte-americana, que acontece sempre na última quinta-feira de novembro, as pessoas costumavam faltar ao trabalho para “enviar” a sexta-feira com o fim de semana e aproveitar um descanso prolongado. O dia livre foi usado principalmente para fazer compras, dada a proximidade do Natal.

O termo só começou a ser usado comercialmente no varejo americano a partir de 1980. No Brasil, a Black Friday se popularizou em 2010. Inicialmente, o evento envolvia apenas lojas virtuais e era mais voltado para produtos de tecnologia. Com o tempo, supermercados e grandes varejistas também passaram a oferecer descontos em lojas físicas.

Hoje em dia, praticamente todas as grandes empresas aderem ao evento, inclusive fazendo “aquecimento” semanas antes da sexta-feira de promoções. Apesar da popularidade da data, algumas pessoas ainda têm dificuldade em procurar os descontos da Black Friday na internet, já que o termo é escrito em inglês.

Maneiras erradas de pesquisar por ‘Black Friday’

Segundo dados da Keyword Tool, ferramenta que informa o volume de buscas por uma palavra, aproximadamente 13 termos errados foram pesquisados ​​no Google referentes à Black Friday de novembro de 2021. Desses, nove ultrapassaram a marca de meio milhão. As expressões mais pesquisadas foram “Black fry”, “Blek flaid”, “Blek flayd”, “Black flayde” e “Blake flayd”, com 550 mil buscas cada. O buscador, no entanto, consegue oferecer resultados para o termo correto (Black Friday).

Confira a lista completa abaixo.

  • Batata preta: 550.000
  • Blek flaid: 550.000
  • Blek Flayd: 550.000
  • Black Flayde: 550.000
  • Blake Flayd: 550.000
  • Black Flayd: 550.000
  • Blek Flayde: 550.000
  • Brackflayd: 550.000
  • Backflayd: 550.000
  • Que dia é sexta-feira 2021: 12.100
  • Sexta-feira negra: 12.100
  • Quando é Blake Fradley 2021: 8.100
  • Amigo negro: 2.400

com informações de TAXA

Veja também: Copa do Mundo e Black Friday 2022: veja produtos para aproveitar as datas

Copa do Mundo e Black Friday 2022: veja produtos para aproveitar as datas