Braskem retoma operação na planta de Cloro-Soda em Maceió com sal importado

Braskem retoma operação na planta de Cloro-Soda em Maceió com sal importado

  • Investimento em logística e adequação tecnológica permitem operação dentro de padrões de segurança, saúde e meio ambiente.
  • As atividades são licenciadas e acompanhadas pelas autoridades competentes.

A Braskem iniciou a produção de cloro-soda e dicloretano em sua unidade de Maceió (AL), que estava paralisada desde maio de 2019. Assim a companhia volta a produzir PVC e soda cáustica de forma integrada no Estado. Para o retorno da planta, a Braskem concluiu o projeto para a produção de salmoura como matéria-prima a partir da aquisição de sal importado.

A retomada das atividades vai permitir que a empresa continue operando, com a preservação de mais de 2,5 mil postos de trabalho qualificados. A produção integrada PVC e soda cáustica ajuda a movimentar a cadeia produtiva da química e do plástico no Estado de Alagos, abrangendo cerca de 40 outras indústrias de setores importantes, como hospitalar e de construção civil e gerando aproximadamente 12 mil empregos, entre Maceió e Marechal Deodoro.

O novo processo operacional será realizado com sal seco importado, já que a Braskem paralisou definitivamente, desde maio de 2019, a extração de sal em Maceió.

A Braskem afirma ter investido R$ 60 milhões em adequações tecnológicas e de infraestrutura na planta industrial e na logística rodoviária e portuária para integrar o processo de transporte de sal, seguindo as melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente. O sal chega pelo Porto de Maceió, onde é armazenado, e em seguida é transportado até a unidade industrial por meio de carretas, que circulam em horário comercial. O sal é, então, dissolvido em tanques para produção da salmoura (matéria-prima). O antigo salmouroduto, que recentemente passou por manutenção, passa a servir para o transporte de água.

Em paralelo, a empresa afirma seguir dedicada ao apoio prioritário à realocação de moradores e compensação financeira dos residentes afetados pelo evento geológico de 2018 em Maceió, conforme acordos firmados com autoridades.

A empresa reafirmou seu compromisso com o Estado e com uma atuação empresarial responsável. Segundo a Braskem, toda a equipe utiliza os equipamentos de proteção necessários, adotando todas as medidas de saúde recomendadas pelas autoridades sanitárias para prevenção ao coronavírus. A fabricante de PVC diz que suas instalações industriais foram adaptadas, com intensificação na higienização e sanitização dos ambientes, ar condicionado com adaptações validadas por infectologistas, estações de trabalho e transporte demarcados para uso com distanciamento social adequado, além de entrega de kit individual com máscaras de tecido e álcool gel.

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Related Posts