Cartões de plástico reciclado, Exposição imersiva de resíduos e bancos sustentáveis: uma experiência única


Empresa se destaca com cartões de plástico reciclado

A busca por adequação a critérios ESG é uma tendência global das empresas. Nesse sentido, os cartões produzidos com plástico reciclado garantem alinhamento a essa tendência. A IDEMIA, uma das líderes mundiais no setor, pretende aumentar sua participação na produção de plásticos em PVC reciclado.

A demanda por cartões de plástico reciclado

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa, um terço dos entrevistados deseja cartões feitos com esse tipo de material. Isso demonstra um interesse crescente por práticas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

A diretora da IDEMIA no Brasil, Alessandra Wohnrati, explica que desde o lançamento do produto no país, em 2020, os custos já caíram cerca de 30%. Isso mostra que a produção em larga escala desses cartões reciclados é possível e viável economicamente.

A matéria-prima dos cartões reciclados

A matéria-prima dos cartões reciclados é obtida a partir de sobras da indústria em segmentos como a produção de veículos e eletrodomésticos de linha branca. Esses resíduos plásticos são processados e transformados em material de alta qualidade para a fabricação dos cartões. Assim, além de reduzir o impacto ambiental, essa prática também contribui para a economia circular.

Exposição utiliza resíduos plásticos para uma experiência imersiva

A cidade de Austin, no Texas, recebeu uma exposição que utiliza resíduos plásticos em uma experiência imersiva comandada por marionetes. O The Plastic Bag Store, uma arte e filme imersivo do artista Robin Frohardt, traz humor, artesanato e crítica ao consumo.

Os plásticos descartados foram transformados em sacolas plásticas, alimentos, bolos, rolos de sushi e outros itens para compor a loja onde a exposição acontece. Durante cada apresentação de uma hora, a loja ganha vida como um micro-cinema, onde os mundos ocultos das marionetes se desenrolam em 45 minutos.

A ideia por trás dessa exposição é mostrar de forma lúdica e impactante o problema do excesso de plástico e a necessidade de repensarmos nossos hábitos de consumo.

Impressora 3D faz bancos com plástico reciclado

Em Lucca, na Itália, bancos de plástico reciclado estão sendo instalados nas ruas. A ideia foi da Giulia del Grande, arquiteta que usou o tema para sua pesquisa de mestrado. O estúdio R3direct foi responsável pela produção dos bancos, dedicado à impressão de objetos com plástico pós-consumo.

Para executar o projeto, foram reutilizadas cerca de 3.300 caixas de TetraPak. A composição do material final dos bancos contém cerca de 75% de FiberPack, material encontrado em papel higiênico, guardanapos, toalhas de cozinha e similares. Os 25% restantes são de polietileno e alumínio, usados como matérias-primas secundárias para a produção dos bancos.

O primeiro protótipo dos bancos está disponível desde março e inclui um QR Code para os curiosos conhecerem os materiais utilizados na sua criação.


#Cartões #plástico #reciclado #Exposição #resíduos #para #experiência #imersiva #bancos #reciclados