A Indústria 4.0 está transformando fábricas convencionais em inteligentes
Soluções para problemas da indústria convencional
Com a evolução da Indústria 4.0, é possível solucionar muitos dos problemas enfrentados pelas indústrias convencionais. Isso se deve às diversas tecnologias desta nova era, como a Robótica, Inteligência Artificial, Big Data, nuvem e monitoramento remoto.
Uma das principais vantagens da adoção dessas tecnologias é a redução de emissões de CO₂ e da produção de resíduos. Ao integrar a Indústria 4.0, as empresas passam a utilizar as matérias-primas de forma mais racional, gerando menos resíduos e implementando medidas de reuso e reciclagem.
Maior economia de energia
Na Indústria 4.0, é possível economizar energia de diversas formas. Mesmo com a automação dos processos por meio de robôs, que utilizam energia elétrica, eles consomem energia apenas quando necessário.
Nas fábricas inteligentes, as luzes são complementadas com iluminação natural e são ligadas e desligadas automaticamente. Os sistemas de iluminação identificam quando é necessário complementar a luz solar com a luz artificial e ajustam sua intensidade de acordo com as condições climáticas.
Reaproveitamento de resíduos e redução de custos
Na Indústria 4.0, busca-se fabricar com materiais biodegradáveis e planejar o descarte de forma que suas peças possam retornar às fábricas para serem transformadas em matérias-primas para novos produtos.
Além disso, esse modelo de indústria reduz a emissão de poluentes tóxicos na atmosfera e a quantidade de lixo gerada, tornando o processo produtivo mais sustentável.
Essas mudanças trazem benefícios econômicos, como a redução de custos. Um estudo realizado pela McKinsey em 2015 mostrou que a Indústria 4.0 pode reduzir os custos com manutenção entre 10% e 40%, o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a produtividade do trabalho em 10% a 25%.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#Como #indústria #colabora #para #alcance #metas #sustentáveis