O upload de uma música para streams é possível com o SoundOn, uma plataforma gratuita de marketing e distribuição de música. Com ele, artistas podem distribuir músicas gratuitamente para apps como Spotify, Deezer, Resso e Apple Music. Os royalties são pagos 100% no primeiro ano e 90% após esse período. O SoundOn também apresenta uma opção de compartilhamento direto com o TikTok e suporte para compartilhamento na rede social. O sistema pode ser acessado via TikTok, no Android ou iPhone (iOS), ou pelo navegador, e é útil para quem busca alavancar a carreira musical.
🔎 Apps para fazer música: veja 7 opções para Android e iPhone
Além de ser distribuidora, a SoundOn também oferece serviços de marketing, como acesso para acompanhar métricas de desempenho, workshops e mentorias. O cadastro é feito pela plataforma da empresa ou pelo TikTok. Confira, nas próximas linhas, tudo sobre e como usar o SoundOn, uma plataforma gratuita para publicar músicas em streaming.
O que é o SoundOn? Quem pode usar?
SoundOn é uma plataforma de marketing e distribuição de música. O serviço permite que artistas e estúdios de música registrem composições protegidas por direitos autorais e as carreguem no TikTok e em streams como Spotify e Deezer. Essa distribuição é feita gratuitamente, sem taxas de transação e com pagamento de 100% dos royalties no primeiro ano e 90% após esse período.
A proposta do sistema é atuar tanto como distribuidor digital quanto como ferramenta de marketing. A divulgação tem lançamento no TikTok, mediado por
, a mesma empresa que produz a rede social e SoundOn. Dessa forma, a divulgação da música pode ser potencializada, já que muitos sons usados na rede de vídeos curtos podem se tornar virais.
Como usar o SoundOn?
Para acessar a plataforma SoundOn, é necessário se cadastrar em (“https://www.soundon.global/”) ou na própria conta do TikTok, acessando as três barras horizontais no perfil e depois em “Ferramentas do Criador” > “SoundOn”. Em seguida, você precisa preencher informações como nome artístico, data de nascimento e e-mail. Após o registro, você deve assinar um contrato de licença virtual para iniciar o upload de músicas para o sistema.
Cada música pode levar até sete dias úteis para ser analisada e aprovada. Após a distribuição da faixa, o valor será pago com base na frequência com que a música é usada. No caso do TikTok, os ganhos acontecem sempre que o single é adicionado a um vídeo. Na plataforma, é exibido um painel com os valores já ganhos. Além disso, também é possível acessar a área “Analytics”, que apresenta dados referentes ao desempenho da mídia.
O que torna o aplicativo diferente?
O serviço oferece algumas opções que auxiliam no processo de produção e divulgação. Uma delas é a conexão com o TikTok, permitindo que o single seja carregado diretamente na rede para ser usado em produções de conteúdo. Outra ferramenta é a opção de pré-lançamento, em que, ao incluir uma composição na plataforma, é criado automaticamente um vídeo entre 16 e 60 segundos para ser usado nas redes, com lembrete da data oficial de lançamento da faixa.
A plataforma também oferece uma opção para os artistas adicionarem músicas a uma aba específica em seu perfil do TikTok. O sistema também conta com uma área de métricas, onde é possível ver dados relevantes sobre a faixa – como quantos streams ela alcançou e o número de vídeos que já foram criados com a música. Além disso, o SoundOn oferece workshops gratuitos e suporte promocional para divulgação em outros streams.
Veja também: 4 recursos do Spotify que você precisa conhecer