Até 2040, o Brasil pretende recuperar 50% de todas as embalagens plásticas geradas, evitando o descarte incorreto. Foi o que o governo brasileiro assumiu como compromisso no Comitê Intergovernamental de Negociação da ONU.
Descarte incorreto de embalagens: um desafio atual
Segundo o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, a reciclagem é uma ferramenta importante na promoção da eficiência energética. O uso de plástico reciclado, por exemplo, reduz o impacto da energia e das emissões em mais de 50%. Já para outros materiais recicláveis, como papel, essa redução pode chegar até 80%. Um exemplo positivo é o Brasil, que reciclou 33 bilhões de latas de alumínio em 2021, representando cerca de 99% do total comercializado e estabelecendo um recorde mundial. A lata feita a partir da reciclagem consome 70% menos energia e emite 71% menos gases de efeito estufa.
Destaque para a logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas
A logística reversa é um ponto destacado no Brasil, principalmente no setor de embalagens de defensivos agrícolas. O país lidera com índice de 94%, superando França e Alemanha, que possuem 70%. Esse resultado reflete o compromisso do Brasil em garantir a destinação correta dessas embalagens, evitando danos ao meio ambiente.
A luta pelo fim dos lixões
Na busca por uma destinação ambientalmente correta, a iniciativa Recicla+ criou o inovador crédito de reciclagem. Esse sistema permite que empresas comprem créditos para cumprir as metas de logística reversa. Além disso, o programa Lixão Zero já fechou mais de 800 lixões em todo o Brasil. O movimento Lixo Zero reforça o objetivo de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos são transformados em adubo e os materiais recicláveis são reintroduzidos na cadeia produtiva, maximizando a reutilização de resíduos e reduzindo o envio de lixo para aterros sanitários e lixões.
A importância da educação ambiental
Iniciativas como a Escolas +Verdes têm um papel fundamental na formação do indivíduo, promovendo a educação ambiental na prática. É através desse tipo de projeto que a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de embalagens plásticas é disseminada, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Conclusão
O Brasil está empenhado em alcançar a meta de recuperar 50% das embalagens plásticas até 2040. A reciclagem é uma ferramenta poderosa para promover a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental. Além disso, a logística reversa, ações como o programa Lixão Zero e a educação ambiental são fundamentais para combater o descarte inadequado de embalagens e promover um estilo de vida mais sustentável. Cabe a todos nós fazer a nossa parte nesse desafio, contribuindo para um futuro melhor para o planeta.
#Brasil #assume #compromisso #reciclagem