A Confiança dos Setores da Indústria Apresenta Queda em Outubro
A Pesquisa da CNI
A pesquisa da CNI, realizada entre os dias 2 e 12 de outubro, entrevistou empresas de pequeno, médio e grande porte, totalizando 2044 empresas. No entanto, os resultados mostram que houve uma queda na quantidade de setores confiantes da Indústria. Em setembro eram 18 de 29, enquanto em outubro passaram a ser 15.
A Análise do Índice de Confiança
O Índice que analisa a confiança do empresário industrial revelou que, apesar da queda, os setores da indústria, as grandes empresas e indústrias em geral ainda estão confiantes, mantendo-se acima da linha de 50 pontos.
A Confiança por Região
Ainda assim, a confiança para as empresas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste é positiva. No entanto, na região Sul, a confiança ficou abaixo dos 50 pontos esperados.
A Migração dos Setores da Indústria
Analisando os dados, observa-se que alguns setores passaram de falta de confiança para aumento de confiança entre setembro e outubro. Esses setores são: Equipamentos de Informática, Eletrônicos e ópticos, Máquinas e equipamentos, Obras de Infraestrutura, Celulose e papel, Calçados e suas partes, e Metalurgia.
Por outro lado, dois setores apresentaram um movimento contrário, passando de confiança para falta de confiança. Esses setores são: Veículos automotores e Produtos de material plástico.
Essa mudança evidencia que, embora a confiança ainda esteja acima da linha dos 50 pontos, houve uma diminuição em todos os segmentos. Até mesmo as pequenas e médias indústrias, que anteriormente demonstravam confiança em setembro, apresentaram uma redução de confiança em outubro.
Da mesma forma, as pequenas e médias empresas também tiveram uma queda na confiança, indo de 49,9 pontos para 49 e de 50,6 para 49,6, respectivamente. Apenas as grandes empresas continuam com confiança, mesmo que tenham reduzido de 53,6 para 53,4 pontos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.
#Setores #Indústria #aumentaram #confiança #mês #outubro