Confiança empresarial é impulsionada pela expectativa econômica promissora



Índice de Confiança do Empresário Industrial registra crescimento em fevereiro

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) da CNI (Confederação Nacional da Indústria) apresentou um avanço de dois pontos entre janeiro e fevereiro, atingindo a marca de 50,6 pontos. Com esse resultado, o índice passou de um cenário de desconfiança para um de confiança.

Consultadas no período de 1º a 7 de fevereiro de 2023, um total de 1.372 empresas, sendo 564 de pequeno porte, 482 de médio porte e 326 de grande porte, contribuíram para a recuperação do ICEI. O destaque foi o Índice de Expectativas, que apresentou um aumento de 4,1 pontos, alcançando 52,9 pontos.

Esse indicador reflete a percepção dos empresários em relação à economia e suas empresas nos próximos seis meses. Em relação às condições atuais, porém, houve uma queda de 2,4 pontos, totalizando 45,9 pontos, demonstrando uma percepção de piora mais forte e disseminada da indústria em relação à economia brasileira e às condições atuais das empresas.

Apesar da recuperação, o avanço de dois pontos não foi suficiente para reverter a queda de confiança acumulada de 14,2 pontos entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, conforme ressalta o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. No entanto, o resultado de fevereiro é considerado muito importante, pois interrompeu a sequência de quedas significativas e revela uma volta da confiança por parte dos empresários.

Azevedo destaca que, caso essas expectativas positivas se confirmem, a confiança tende a se fortalecer, o que pode resultar em uma disposição maior para investir e contratar. Essa melhora no ânimo do empresariado pode ser um impulso para a economia e seu desenvolvimento.

No âmbito da produção industrial, dezembro apresentou um recuo, como é típico para esse período do ano. Em uma escala em que valores abaixo dos 50 pontos indicam retração, a atividade nas fábricas atingiu 42,8 pontos. No entanto, esse patamar ficou acima da média histórica de 41,8 pontos, indicando uma queda menor em comparação com anos anteriores.

O emprego na indústria também registrou uma queda, com 46,9 pontos em dezembro, sinalizando uma diminuição no último trimestre de 2022. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) teve uma queda de 4 pontos percentuais, para 67%, enquanto os estoques do setor continuam acima do planejamento dos empresários.

É importante ressaltar que, desde julho de 2022, os resultados desse índice indicam estoques acima do planejado. Esses dados mostram a realidade do setor industrial brasileiro, permitindo uma análise mais precisa das suas características e tendências.

Como sempre, buscamos trazer informações relevantes para o setor industrial. Caso queira ficar sempre informado sobre a indústria do plástico, preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico. Continue acompanhando nossos artigos e esteja atualizado sobre o mundo da indústria.


#Expectativa #economia #alavanca #confiança #empresarial