The Crooked Lines of God, ou “Los renglones torcidos de Dios” no original, é um novo filme de suspense espanhol na Netflix. A história é baseada em um livro de 1979 do escritor espanhol Torcuato Luca de Tena e conta a história de uma tenaz detetive particular chamada Alice Gould (Bárbara Lennie de “A Garota em Chamas”), que é internada em um hospital psiquiátrico para investigar a morte de um paciente em condições suspeitas. As Linhas Tortas de Deus é uma produção da Netflix em parceria com Nostromo Pictures, Atresmedia Cine, Filmayer e Warner Bros. Espanha. Lançado no dia 9 de dezembro, o filme está em primeiro lugar entre os mais vistos do Brasil nesta terça-feira (13).
🎬 White Noise: filme de Noah Baumbach estreia na Netflix este mês
🇧🇷 Eu sou Megan: onde assistir ou baixar Megan is Missing? Tire suas dúvidas no Fórum do Armário para Vestiário Blog
Sinopse
A detetive particular Alice dá entrada no Sanatório Nossa Senhora da Fonte fingindo sofrer de paranóia. Ela consegue se infiltrar com a ajuda do diretor do hospital psiquiátrico, um médico e seu marido, que em seu relato ela acusa de tê-la comprometido para apropriar-se de seus bens. Enquanto está lá, ela tenta coletar evidências sobre a morte de Damián García del Olmo e faz amizade com outros pacientes. Entre eles está Ignacio Urquieta (Pablo Derqui de “Se eu não tivesse te conhecido”), que a orienta sobre as convenções do lugar, seus peculiares pacientes e a ajuda a encontrar suspeitos.
O filme se desenvolve com duas narrativas paralelas através de flashbacks que narram os acontecimentos que cercam a morte de Damián García. A investigação se torna secundária depois que a detetive tem sua sanidade mental questionada e todos os envolvidos que poderiam provar que ela entrou no hospital psiquiátrico por vontade própria negam saber disso. Sua motivação se volta para sua liberdade e sobrevivência.
Elenco
O filme é dirigido pelo espanhol Oriol Paulo, conhecido por obras como “O Corpo” e “Um Contratempo”. A história tem muitos personagens, com vários médicos e pacientes, com destaque para figuras como o Dr. Castell (Loreto Mauleón de “Pátria” e “36”), Dr. Ruipérez (Federico Aguardo de “O Ministério do Tempo” ) e Dr. Arellano (Javier Beltrán de Little Ashes: Salvador Dalí).
O diretor do hospital psiquiátrico, Samuel Alvar (interpretado por Eduard Fernández de “Todos Já Sabem” e “El Niño”) se destaca e se torna uma espécie de antagonista na história. Alguns pacientes também se destacam, como o homem apelidado de Homem Elefante (Francisco Javier Pastor de “La Casa de Papel”) e um perseguidor com nanismo apelidado de Gnomo (Luis Sacristán), além dos gêmeos Rômulo e Remo (ambos interpretados por ator Samuel Soler, ainda com poucos trabalhos creditados).
Repercussão
O filme tem feito sucesso na Netflix e está em primeiro lugar entre os mais vistos nesta terça-feira (13) no Brasil. Como ainda é um trabalho recente, há poucas resenhas disponíveis e o filme ainda não está no site agregador de resenhas Metacritic. No Rotten Tomatoes, a avaliação dos críticos está em 67% com apenas seis avaliações e a avaliação do usuário é maior em 77%, apesar de haver menos de 50 avaliações. No IMDb, a avaliação do usuário é semelhante com 7,1 de 10, entre três mil avaliações.
Com informações de IMDb e Tomates podres