I Am Jesus Christ é um jogo de simulador de PC que gerou polêmica por permitir que os jogadores interpretassem a figura bíblica de Jesus de Nazaré. Desenvolvido pela SimulaM, o título tem como objetivo contar a história do Messias desde seu nascimento até sua ressurreição, sem o objetivo de fazer qualquer sátira. A partir de 1º de dezembro, o prólogo do jogo estará disponível gratuitamente no Steam. A versão completa, porém, será paga e está prevista para o segundo trimestre de 2023. Veja mais detalhes sobre o título abaixo:
🎮 8 jogos de simulador incomuns que você não vai acreditar que existem
🇧🇷 Quais são os melhores jogos de simulador? Participe da discussão do Fórum do Armário para Vestiário Blog!
O jogo é jogado em primeira pessoa, tendo como protagonista Jesus desde os seus 30 anos. Nele, é possível caminhar livremente por áreas abertas enquanto se busca objetivos, como personagens para conversar, que darão continuidade à missão principal. À medida que o personagem se move, passagens da Bíblia são ocasionalmente ativadas, na forma de palavras que aparecem e desaparecem repentinamente no ar. Ao ativar esses trechos, uma narração contará uma passagem relacionada à missão atual.
A certa altura, o jogo apresenta uma “batalha de chefe”, por assim dizer: quando Jesus é tentado pelo Diabo no deserto. Essa é a parte do jogo que mais exibe gameplay, exigindo que o usuário enfrente um inimigo representado por uma esfera de luz avermelhada. O combate é simples, mas requer que o jogador contra-ataque e contra-ataque com um feixe de luz.
A descrição da versão completa do jogo promete permissão para explorar diferentes regiões, como Jerusalém e Galiléia. Também é mencionado que vários milagres estarão disponíveis, como multiplicar peixes, transformar água em vinho, andar sobre a água, curar enfermos e expulsar demônios. Serão mais de 60 personagens para interagir, incluindo os apóstolos de Jesus, com a chance de recriar cenas importantes como a Última Ceia.
O CEO da SimulaM, Maksym Vysochanskiy, esclareceu em entrevista ao site Game Informer que ele é um cristão que ficou impressionado com a história de Jesus na Bíblia em sua adolescência. Ele ainda comentou que considera os jogos uma forma de arte e que, assim como filmes e pinturas sobre Jesus Cristo foram criados nos últimos anos, ele quer seguir a tradição com um jogo de computador.
Desde o anúncio do jogo, a reação da maioria dos usuários tem sido tratar I Am Jesus Christ como uma piada ou uma forma de sátira. Isso provavelmente se deve ao fato de que muitos jogos de “simulador” são na verdade títulos de quadrinhos, inspirados na série Goat Simulator. Porém, vale ressaltar que o tom de I Am Jesus Chris é bastante sóbrio e respeitoso.
Com informações do Steam (1 e dois🇧🇷 Game Informer