A História
Os humanos convivem com polímeros desde sempre, uma vez que as proteínas, o DNA e os polissacarídeos que existem em nosso organismo são polímeros naturais.
Apesar desta longa convivência, foi só no século XX que um químico, Staudinger, formulou a hipótese macromolecular afirmando que existem moléculas muito grandes, as ‘macromoléculas’.
Essa hipótese foi verificada experimentalmente nos anos 20, quando Svedberg e os Bragg provaram que a hemoglobina e a celulose são formadas por moléculas gigantes.
A aceitação da existência de macromoléculas permitiu a descoberta de muitas substâncias macromoleculares cujo resultado mais visível são os plásticos.
O Plástico
Os plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formados a partir da união de vários monômeros.
Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que fornece a ligação química de monômeros para formar polímeros.
Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os polímeros naturais, como a celulose (madeira), proteínas, o algodão, o, o cabelo, o látex, chifre de boi, entre outros, são comuns em plantas e animais. Os materiais sintéticos, como o plástico, são obtidos por seres humanos através de reações químicas.
O tamanho e a estrutura da molécula de polímero determinam as propriedades do material plástico.
Os Tipos
Termoplásticos:
São plásticos que não alteram a sua estrutura química durante o aquecimento e que podem ser reimpressos após o arrefecimento. Exemplos: Polietileno de Baixa densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Policloreto de Vinila (PVC), Polietilenotereftalato (PET) etc.
Termoestável:
São aquelas que, uma vez impressas, não podem ser fundidas e remodeladas, pelo que não são mecanicamente recicláveis. Exemplos: Poliuretanos e Poliacetato de Etileno Vinil, baquelite, resinas fenólicas, poliésteres, etc.
As categorias e seu uso
Polietileno tereftalato – PET
Produtos: garrafas e frascos para uso alimentar/hospitalar, cosméticos, bandejas de microondas, filmes de áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.
Polietileno de alta densidade – PEAD
Produtos: embalagens para detergentes e óleos para automóveis, sacos de supermercado, garrafas, tampas, latas de tinta, vasos, eletrodomésticos, etc.
Policloreto de vinila – PVC
Produtos: Recipientes para água mineral, óleos comestíveis, maionese, sucos de frutas. Perfis de janelas, tubos de água e esgoto, mangueiras flexíveis, embalagens para medicamentos, brinquedos, sacos de sangue, equipamentos hospitalares, etc.
Polietileno Linear de Baixa Densidade – PELBD ou Polietileno de Baixa Densidade – PEBD
Produtos: sacos para supermercados e lojas, filmes para embalagem de leite e outros produtos alimentares, sacos industriais, filmes para fraldas descartáveis, sacos para soros médicos, sacos de resíduos, etc.
Polipropileno – PP
Produtos: embalagens e filmes alimentares, embalagens industriais, cordas, tubos de água quente, fios e cabos, garrafas, caixas de cartão para bebidas, peças para automóveis, fibras para tapetes e electrodomésticos, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.
Poliestireno – PS
Produtos: Frascos de iogurte, gelados, bolos, latas, tabuleiros de supermercado, frigoríficos (dentro da porta), pratos, tampas, lâminas descartáveis, brinquedos, etc…..
Outros
ABS/SAN, EVA e PA. entre outros produtos: solas, autopeças, chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, plásticos e técnicas especiais, CDs, eletrodomésticos, carrocerias de computadores, etc…
A matéria-prima
A matéria-prima para os plásticos é o petróleo. É constituída por uma mistura complexa de compostos. Uma vez que estes compostos têm diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los por um processo conhecido como destilação ou cracking.
A fração de nafta é fornecida às plantas petroquímicas, onde passa por uma série de processos que dão origem aos principais monômeros, como o etileno.
As Vantagens da utilização de plásticos
- Menor consumo de energia na sua produção.
- Redução do peso dos resíduos.
- Menor custo de coleta e destino final.
- Menor risco de manipulação.
- Além de práticas, são totalmente recicláveis.