Moradia sustentável com plástico reciclado
Um novo tipo de moradia, conhecida como Eco Sustentável, tem se destacado como uma alternativa inovadora para comunidades periféricas. Feita a partir de blocos de plástico reciclado, cada unidade contribui para recolher cerca duas toneladas de resíduos.
Em São Paulo, a primeira dessas residências foi entregue em Carapicuíba durante o segundo semestre de 2023. Ainda, o projeto prevê entregar pelo menos cinco casas do mesmo modelo este ano.
Pesquisa na UFES transforma de resíduos plásticos em carvão e bio-óleo
A UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) está conduzindo uma pesquisa que converte resíduos plásticos, principalmente o PET, em carvão e bio-óleo. Além da contribuição inovadora do projeto, ele alcançou o segundo lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade em 2023. Assim, concretizando-se como um dos mais importantes no campo da sustentabilidade no Espírito Santo.
Para explicar a iniciativa, a pesquisadora e doutoranda Gabriela Cupertino, esclarece que o projeto vai além do tratamento convencional de resíduos. Mas também proporciona uma nova utilidade aos plásticos por meio de métodos inovadores. O foco do projeto premiado está na co-pirólise de dois materiais distintos: madeira e garrafas PET.
O Boticário inaugura primeira loja sustentável em Palmas
No dia 26 de janeiro, Palmas, reconhecida por suas práticas de turismo sustentável e preservação do cerrado tocantinense, recebeu uma iniciativa socioambiental. Foi inaugurada a primeira loja sustentável de O Boticário no Tocantins, localizada no Atacadão, na região sul da cidade.
A princípio, o diferencial desse espaço refere-se a sua construção a partir de uma tonelada de plástico reciclado, proveniente dos programas de reciclagem liderados pelo O Boticário. Com 20,9 m² e um formato de container, a tecnologia empregada consiste em captar o plástico descartado, triturá-lo e transformá-lo em blocos sustentáveis.