Copa do Mundo 2022: 10 séries e documentários para entrar no clima

A Copa do Mundo do Catar começa neste domingo (20) e os torcedores já podem entrar no clima do evento com os mais diversos tipos de séries, filmes e documentários sobre futebol nas plataformas digitais. Dos primórdios do esporte às histórias de ídolos como Pelé, Neymar e Maradona, muito conteúdo pode ser encontrado na Netflix, Amazon Prime Video e Paramount+, por exemplo. Nesta lista, o TechAll sugere dez obras que vão agradar aos esportistas e aos fãs mais casuais. Verificação de saída.

🎬 Conheça as séries de mistério da Netflix inspiradas em fatos reais

🇧🇷 Como acessar os jogos da Netflix🇧🇷 Tire suas dúvidas no Fórum do Armário para Vestiário Blog

O Jogo Inglês (Netflix)

Lançada em março de 2020, esta minissérie de seis episódios da Netflix baseada em fatos reais conta as origens da profissionalização do futebol na Inglaterra. A obra se passa na década de 1870 e gira em torno de Fergus “Fergie” Suter, um escocês que é considerado o primeiro jogador profissional da história, ou seja, o primeiro a receber um salário para jogar.

O drama também envolve o debate de classe, já que o futebol era dominado pelos membros mais ricos da sociedade e Suter era um artesão. Kevin Guthrie e Edward Holcroft são os protagonistas da série, que foi bem recebida pelos telespectadores. Isso porque tem nota 7,6 no site IMDb e 83% de avaliações positivas da audiência no Rotten Tomatoes.

Maradona: A conquista de um sonho (Prime Video)

Série original do Amazon Prime Video lançada em 2021, Maradona: A Conquista de um Sonho retrata a vida do ícone do futebol argentino Diego Armando Maradona. A trama mostra desde sua infância pobre na periferia de Buenos Aires até sua aposentadoria, passando por momentos marcantes da carreira do atleta, como a grande ascensão que teve no Boca Juniors e sua passagem para o futebol europeu. O drama também retrata problemas pessoais e familiares e seu envolvimento com drogas e bebida.

Até agora, o público gostou da série. Na plataforma Rotten Tomatoes, recebeu 73% de avaliações positivas e no IMDb tem 7,1. Por conta disso, uma segunda temporada já foi confirmada, mas sem data de lançamento definida.

Neymar: O Caos Perfeito (Netflix)

Este documentário de três episódios, lançado em janeiro de 2022, acompanha a ascensão de Neymar no futebol mundial, contando sua história desde sua ascensão à fama no Santos até o Paris Saint-Germain. A peça traz depoimentos de craques como Daniel Alves, Lionel Messi, David Beckham e Kylian Mbappé e foi produzida pela lenda da NBA Lebron James em parceria com o empresário esportivo Maverick Carter. Perfect Chaos agradou o público que assistiu até agora, com nota 6,6 no IMDb, além de 74% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes.

Tudo ou Nada: Tottenham Hotspur (Amazon)

Narrado por Tom Hardy, da Venom, este documentário centra-se na época 2019/2020 do clube inglês Tottenham Hotspur, a primeira com o icónico treinador José Mourinho ao leme. A série traz diversas cenas de bastidores filmadas por um total de 25 câmeras fixas — instaladas em locais estratégicos da boate — e 66 microfones para captação de áudio ambiente.

Em seu capítulo final, o documentário também mostra como o futebol inglês foi afetado pela pandemia de Covid-19. Com mais de seis mil críticas na plataforma IMDb, Tudo ou Nada pode ser considerado um sucesso de público, com nota 8 geral.

Imperador Adriano (Paramount+)

A série documental conta a história do ex-jogador de futebol Adriano, de 40 anos, que ganhou o apelido de Imperador durante sua passagem pelo futebol italiano. Com entrevistas e filmagens inéditas, o documentário de três episódios aborda a trajetória profissional do atleta e como foram suas passagens pela Inter de Milão, clubes brasileiros e Seleção Brasileira. A série também retrata a vida pessoal de Adriano, abordando temas como depressão, dinheiro e fama.

O lançamento aconteceu em julho deste ano e, até o momento, a obra é bem avaliada pelo público, com nota 8,1 no IMDb. Ainda não foi revelado pela plataforma se haverá uma segunda temporada.

Bilardo, o Doutor do Futebol (HBO Max)

Uma produção original da HBO, Bilardo, O Doutor do Futebol conta a história de um dos treinadores mais polêmicos do futebol, o argentino Carlos Salvador Bilardo. Ficou conhecido pelo método da “vitória a qualquer custo” e é lembrado pelos brasileiros por oferecer “água batizada” ao jogador Branco durante a Copa do Mundo de 1990. Além disso, como atleta, Bilardo usou técnicas antiéticas contra seus adversários, como entrar com alfinetes escondidos na meia para cutucá-los durante a partida.

Ao todo, a série tem quatro episódios de cerca de 50 minutos cada e está bem avaliada na plataforma IMDb, com nota 7,8. Vale destacar que também ganhou este ano o Condor de Prata de melhor série documental da Associação Argentina de Críticos de Cinema.

Brasil 2002: Bastidores da Penta (Netflix)

Com imagens inéditas e entrevistas com craques como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Cafu e Roberto Carlos, Brasil 2002: Os Bastidores do Penta é um documentário lançado este ano que mostra a trajetória da Seleção Brasileira até a conquista do título Título da Copa do Mundo. O filme começa mostrando a derrota para a França em 1998 e termina com a grande atuação contra a Alemanha no estádio de Yokohama, no Japão.

A produção tem cerca de 1h30 de duração, é dirigida pelo americano Luis Ara e está agradando os fãs de futebol, que deram nota média de 7,2 na plataforma IMDb.

Jogo da Corrupção (Prime Video)

Lançada em 2022, Jogo da Corrupção é uma série que retrata a história do brasileiro João Havelange, que foi presidente da FIFA entre os anos de 1974 e 1998. A partir disso, a obra traz a origem da criação da FIFA, como ela se tornou uma poder comercial e político, mas também toda a corrupção que cercou a entidade por décadas. Vale ressaltar que é uma continuação da série O Presidente, que fez sucesso de público e tem boa audiência em plataformas especializadas.

No elenco, podem ser vistos nomes conhecidos do público brasileiro, como Eduardo Moscovis e Maria Fernanda Cândido. A direção é do argentino Armando Bó, que já ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2015 pelo filme Birdman.

Pelé (Netflix)

Produzido pelo cineasta escocês Kevin Macdonald e lançado em 2021, Pelé é um documentário que conta a história de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, com foco em suas atuações nas Copas do Mundo. A produção mescla entrevistas atuais com imagens da época e retrata a luta de Edson Arantes do Nascimento contra as lesões durante a década de 1960 — que quase o fez desistir de jogar pela Seleção Brasileira — até a conquista da Copa do Mundo de 1970. audiências, com boas avaliações no Rotten Tomatoes e uma classificação média de 7 no IMDb.

Isso é futebol (Amazônia)

Dividido em seis partes de uma hora, o documentário mostra o impacto do futebol no mundo. Cada episódio tem como tema uma experiência humana – como amor, orgulho e crença – e aborda histórias de diferentes países e diferentes classes sociais, desde crianças em Ruanda até profissionais da UEFA Champions League.

A série foi produzida pela empresa independente October Films, de Londres, com apoio da gigante Starbucks e foi lançada em 2019. As avaliações dos espectadores foram positivas, e a obra possui nota 8.1 no site IMDb.

Com informações do IMDb (1🇧🇷 dois🇧🇷 3🇧🇷 4🇧🇷 5🇧🇷 6🇧🇷 7🇧🇷 8🇧🇷 9 e 10) e Rotten Tomatoes (1🇧🇷 dois🇧🇷 3 e 4🇧🇷