Crescimento de 68% na Exportação de Carne Angus Certificada em 2023


Exportação de Carne Angus Certificada atinge volume recorde em 2023

China, países do Oriente Médio e Estados Unidos foram os maiores compradores, somando mais de 2,8 mil de toneladas de carne Angus exportadas no período

Expansão das exportações de carne Angus

No ano de 2023, as exportações brasileiras de carne angus certificada registraram um volume recorde. Um total de 2,8 mil toneladas foram comercializadas, representando um crescimento de 68% em comparação com o volume exportado em 2022 (1,8 mil toneladas). Dentre os cortes vendidos, destacam-se o entrecot, contrafilé, filé mignon, além de cortes do dianteiro.

Principais destinos dos cortes Angus

De acordo com a Associação Brasileira de Angus, a China mantém-se como o principal consumidor dos cortes Angus, representando 43% do volume exportado (1,2 mil toneladas). Em seguida, estão os países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, que responderam por 21,5% das compras, e os Estados Unidos, com 13% das importações. Além disso, foram abertos novos mercados, como Espanha e República Democrática do Congo. Ana Doralina Menezes, gerente nacional da carne Angus, destaca o fortalecimento expressivo das exportações para o Oriente Médio e a retomada das vendas para os Estados Unidos, ressaltando o grande potencial do mercado norte-americano para o Angus, especialmente em relação ao produto industrializado.

Crescimento do desempenho Angus

O desempenho do setor Angus também apresentou um crescimento significativo. Os abates tiveram um aumento de 8,9%, totalizando mais de 502 mil cabeças abatidas em 2023, e a produção atingiu um volume de 41 mil toneladas de carne Angus, um incremento de 15%. Os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Goiás lideraram o volume de abates, nessa ordem.

Programa Carne Angus Certificada – 20 anos

O ano de 2023 marcou as comemorações dos 20 anos do Programa Carne Angus Certificada, promovido pela Associação Brasileira de Angus. Atualmente, o programa conta com abates em 49 frigoríficos, pertencentes a 25 indústrias parceiras, localizados em 11 estados brasileiros. Ao longo desses 20 anos, o programa atingiu a marca de mais de 5,5 milhões de animais Angus abatidos, com a participação de 27 mil produtores e mais de 35 países compradores. O faturamento acumulado ultrapassa os US$54 milhões. A gerente da associação destaca o sucesso do Programa Carne Angus Certificada, que valoriza a genética Angus, oferece ao mercado uma carne premium certificada, integra a cadeia produtiva e gera reconhecimento e valorização de todos os elos envolvidos na pecuária.


#Exportação #Carne #Angus #Certificada #cresce