O crescimento do trabalho industrial em 2023
Os Indicadores Industriais da CNI revelam um aumento no trabalho industrial ao final de 2023. A massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores da indústria registraram aumentos reais de 2,9% e 2,6%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
O aumento do emprego na indústria
O emprego na indústria também apresentou um acréscimo de 0,3% em relação a 2022. A pesquisa, conduzida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em janeiro de 2024, abrangeu empresas industriais localizadas em estados que representam aproximadamente 90% do PIB industrial.
A análise das taxas do trabalho industrial e capacidade instalada
A influência da taxa de juros no desempenho da atividade industrial é perceptível. Tanto o faturamento quanto as horas trabalhadas na produção aumentaram no último bimestre do ano, em uma reação ao início da queda dos juros. Porém, não conseguiram recuperar a retração que sofreram ao longo da maior parte do ano passado.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu 78,4% em dezembro de 2023, registrando um acréscimo de 0,1 ponto percentual em comparação com o mês anterior. Ao longo do segundo semestre de 2023, a UCI manteve-se oscilando em torno do mesmo nível, aproximadamente 78,5%. Comparado a dezembro de 2022, a UCI demonstra uma redução de 1 ponto percentual. Na média de 2023, a utilização do parque industrial foi 2 pontos percentuais inferior à registrada em 2022.
Esses dados mostram que, apesar dos aumentos recentes, ainda há desafios a serem enfrentados pelo setor industrial. É importante acompanhar de perto as tendências e tomar medidas adequadas para impulsionar o crescimento e a recuperação da indústria no Brasil.