Crescimento do varejo é de 1,7% em abril, aponta o ICVA.


Vendas no varejo registram crescimento em abril de 2023 em comparação com o ano anterior

No mês de abril de 2023, as vendas no varejo apresentaram um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Este resultado considera o efeito da inflação e reflete a receita de vendas observada pelos varejistas.

Crescimento nos setores de Serviços e Bens Não Duráveis

O macrossetor de Serviços registrou um crescimento de 3,8%, impulsionado pelo segmento de Recreação e Lazer. Já o setor de Bens Não Duráveis apresentou um aumento de 3,1%, sendo influenciado positivamente pelo segmento de Drogarias e Farmácias. Por outro lado, o setor de Bens Duráveis e Semiduráveis teve uma queda nas vendas de 3,3%, principalmente devido ao segmento de Materiais para Construção.

Desaceleração do varejo em abril

O mês de abril apresentou uma desaceleração nas vendas do varejo, uma vez que o aumento registrado em março foi de 7,3%. Segundo Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, essa desaceleração pode ser atribuída a três feriados prolongados: Páscoa, Tiradentes e os dias que antecederam o 1º de Maio, que reduziram a atividade comercial. O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis foi o mais afetado. No entanto, é possível observar que o macrossetor de Serviços se beneficiou, especialmente o segmento de Recreação e Lazer, que registrou um crescimento de 12,6%.

Resultados por região brasileira

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), os resultados das vendas no varejo por região brasileira em março foram os seguintes: Sul (+2,4%), Sudeste (+2,1%), Norte (+1,5%), Centro-Oeste (+0,4%) e Nordeste (+0,3%).

O que é o ICVA?

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é um indicador que acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro com base nas vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, que incluem desde pequenos lojistas até grandes varejistas. Esses setores representam mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do ICVA é determinado pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de fornecer mensalmente uma visão do comércio varejista do país com base em informações reais.

Fonte: Assessoria de Imprensa ICVA

FAQs

1. O que é o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)?

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é um indicador que acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro com base nas vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo.

2. Como o ICVA é calculado?

O ICVA é calculado levando em consideração o desempenho de cada setor mapeado pela Cielo no mês em questão, ponderando o peso de cada setor no resultado geral.

3. Quais são os setores mapeados pela Cielo?

A Cielo mapeia 18 setores do varejo, que incluem tanto pequenos lojistas como grandes varejistas.

4. Qual é o objetivo do ICVA?

O objetivo do ICVA é fornecer mensalmente uma visão do comércio varejista do país com base em dados reais, auxiliando na análise do desempenho do setor.

5. Qual é a fonte dos dados utilizados no ICVA?

Os dados utilizados no ICVA são fornecidos pelos varejistas credenciados à Cielo, que representam mais de 1 milhão de estabelecimentos.


#Varejo #cresce #abril #mostra #ICVA