Destaque para a Carne de Porco


Consumo de Carne Suína Tem Aumento Significativo no Brasil

O crescimento do consumo de carne suína no Brasil

De acordo com o Instituto Kantar, o consumo de carne suína teve um aumento significativo nos últimos anos. Em 2022, esse aumento foi de 4,6% em relação ao ano anterior, chegando a 7,6%. E, neste ano, já alcançou a marca de 9,1%.

O destaque do Brasil na produção e exportação de carne suína

A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida em todo o mundo, e o Brasil se destaca como o quarto maior produtor e exportador global, ficando atrás apenas de países como a China, União Europeia e Estados Unidos.

A competitividade da suinocultura brasileira

De acordo com Iuri Machado, consultor de mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a suinocultura brasileira tem se mostrado bastante competitiva em nível mundial. Isso se deve à sua capacidade de produção com baixo custo, além da garantia de sanidade e qualidade da carne.

O crescimento impulsionado pela demanda da China

Nos últimos anos, houve um crescimento de mais de 20% no setor suinícola brasileiro. Esse crescimento foi impulsionado pela maior demanda mundial, especialmente da China. Em 2019, o rebanho suíno chinês foi reduzido devido à peste suína africana, o que fez com que a China aumentasse as importações de carne suína brasileira. Apesar da recuperação do rebanho chinês, o país continua sendo o principal importador da carne suína brasileira. Além disso, no mercado doméstico brasileiro, o consumo per capita já ultrapassou 20kg por ano.

Os estados brasileiros produtores de carne suína

Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás são os estados brasileiros que mais têm se destacado na produção de carne suína. Os três estados do sul do país somam quase 70% da produção nacional e mais de 90% das exportações.

A mudança da percepção da carne suína no mercado brasileiro

A carne suína deixou de ser vista apenas como uma opção para ocasiões especiais e passou a ser consumida no dia a dia. Esse aumento de consumo se deve à queda de preconceitos e à melhoria na apresentação e porcionamento da carne nos estabelecimentos varejistas. Além disso, o preço competitivo em comparação com a carne bovina também contribui para a conquista de mais espaço no mercado consumidor brasileiro.

Campanha “Carne de porco: Bom de preço, bom de prato”

A campanha “Carne de porco: Bom de preço, bom de prato” foi criada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) para se conectar diretamente com os consumidores. Essa iniciativa, realizada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), inovou a forma de venda da carne suína em açougues e mercados de pequeno e médio porte. A comunicação da campanha busca transmitir leveza, diversão, informação e promoção.

Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, explica que a campanha é executada pelas associações filiadas, granjas, frigoríficos e empresas do setor em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. No ano passado, apenas a região de Ponte Nova, em Minas Gerais, vendeu mais de R$ 4 milhões em carne suína durante três meses de campanha em 29 açougues e supermercados locais.

“Neste ano, em sua terceira edição, a campanha está focando pela primeira vez nos estados da Bahia e do Ceará. Estamos utilizando pratos típicos e uma linguagem regionalizada como um primeiro passo da ABCS para conquistar o mercado da região nordeste, que tradicionalmente consome pouca carne suína”, detalha Lívia.

Sobre a ABCS

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos trabalha em várias frentes, com destaque para sanidade, marketing e política. A associação se profissionalizou nas últimas décadas e conta com uma equipe multidisciplinar capaz de atender a todas as demandas do setor. Na área de marketing, a ABCS se dedica a melhorar o posicionamento da carne suína, desde a apresentação do produto até a quebra de preconceitos relacionados à sua saudabilidade. Na área técnica, a ABCS tem sido líder nas discussões sobre bem-estar animal, sanidade e boas práticas de produção. Politicamente, a entidade fortaleceu seus laços com a Frente Parlamentar da Agropecuária e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que tem possibilitado que suas demandas sejam atendidas pelo setor.


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