Dificuldades no crédito representam obstáculo ao financiamento na indústria


A Pesquisa de Condições Especiais de Acesso ao Crédito da CNI

Juros: Principal Barreira para Empresas com Dificuldade de Acesso ao Crédito

A pesquisa realizada pela CNI revela que 71% das empresas que encontram dificuldades para acessar crédito de curto ou médio prazo atribuem esse problema aos juros altos. Além disso, 25% dos empresários criticam a exigência de garantias reais e 16% apontam a falta de linhas de crédito adequadas.

Número de Empresas que Não Contratam ou Renovam Financiamentos

Segundo o relatório, aproximadamente 47% das empresas não contrataram ou renovaram seus financiamentos de curto ou médio prazo durante o período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. Apenas 28% das empresas conseguiram realizar essa contratação ou renovação. Já em relação ao crédito de longo prazo, 58% das empresas não buscaram a contratação ou renovação, enquanto apenas 14% conseguiram.

Crédito Mais Caro e Restrito

O gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra, destaca que o crédito está mais caro e restrito tanto para as empresas quanto para os consumidores. Os bancos estão mais cautelosos nas concessões, o que contribui para essa realidade.

Dificuldade em Contratar e Renovar Crédito

Entre as empresas que tentaram contratar ou renovar o crédito de curto ou médio prazo, 19% não obtiveram sucesso. Já em relação ao crédito de longo prazo, o percentual de frustração foi de 37%. Isso demonstra um cenário mais seletivo e exigente para aqueles que buscam recursos financeiros.

Empresas Buscam Alimentar Capital de Giro

De acordo com a pesquisa, 60% das empresas utilizaram operações de crédito de curto e médio prazo para pagar despesas de fornecedores, funcionários e comprar matérias-primas durante o período estudado. Além disso, 21% das empresas necessitavam do crédito para investir em máquinas, equipamentos, instalações ou pesquisa e desenvolvimento.

Condições na Renovação de Crédito

Na renovação de crédito de curto ou médio prazo, 36% das empresas enfrentaram condições piores ou muito piores em relação a taxa de juros, número de parcelas, carência e exigência de garantias. No entanto, 43% conseguiram renovar em condições semelhantes e 15% obtiveram condições melhores ou muito melhores. Já na renovação de linhas de crediário de longo prazo, 41% das empresas renovaram em condições semelhantes, 29% em condições piores ou muito piores e 17% em condições melhores ou muito melhores.

Esses dados revelam uma situação mais desfavorável para as empresas na renovação de crédito de curto ou médio prazo, quando comparada à renovação de crédito de longo prazo.


#Crédito #mais #difícil #entrave #para #financiamento #indústria