É viável implementar uma economia circular para embalagens de alimentos?


Redução de Plástico na Indústria Alimentícia: Impacto e Consciência

Por Mariano Locco, Diretor de Marketing da Sealed Air Corporation

A indústria alimentícia tem se interessado cada vez mais pela adoção de práticas sustentáveis, principalmente no que diz respeito à redução do uso de plástico. A transição de um sistema linear de produção para um modelo circular já é uma realidade, impulsionada pelas novas políticas de ESG (Environmental, Social and Governance).

Impacto dessa redução

A redução significativa no uso de plástico na indústria alimentícia traz benefícios para o meio ambiente. Esse tipo de solução é especialmente relevante em países como o Brasil, onde a reciclagem em larga escala ainda é um desafio. Apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são efetivamente enviados para o processo de reciclagem, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

No entanto, os dados dos últimos anos mostram uma evolução positiva nesse cenário. Um estudo do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico revelou que a produção de plásticos reciclados cresceu 14,3% em 2021. Na indústria alimentícia brasileira, já é possível encontrar alternativas de embalagem feitas com plástico reciclado, como o PET-PCR (Poliéster Pós Consumo).

Consciência

A conscientização do consumidor também desempenha um papel fundamental na economia circular. É importante que os consumidores façam o descarte correto dos materiais ou que cobrem das empresas e do poder público alternativas sustentáveis. As embalagens podem até mesmo contar com sistemas de conectividade, como o uso de QR codes, para direcionar o consumidor a informações sobre o descarte adequado.

Como indústria, nosso compromisso é inovar constantemente no desenvolvimento de materiais que possam ser reciclados ou reciclados. A tecnologia aliada a políticas de logística reversa e ao trabalho das marcas na conscientização do consumidor certamente nos ajudarão a avançar em direção a uma economia circular mais eficiente.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


#possível #uma #economia #circular #para #embalagens #alimentos